sexta-feira, 26 de março de 2021

O Almoço sobre a Relva

Assisti O Almoço sobre a Relva (1959) de Jean Renoir no Festival 125 Anos do Cinema no TelecineCult. Sempre vejo o que vai passar no próximo domingo nesse festival e coloco alguns pra gravar. Nem sempre dá certo porque o sistema de gravação oficial da NET Claro é um lixo e nem sempre a grade de programação está correta. Mas consegui gravar e ver alguns. Esse é uma preciosidade! Nossa, que filme! E tão necessário agora! Amei o pôster! Lindo demais!

Só depois que vi o filme se inspira no quadro de mesmo nome de Manet. O filme é uma comédia romântica, linda que só, com muita crítica social como característica do diretor, que fala da ciência. O protagonista estuda a inseminação artificial, então muitos falam do tema e do amor. O texto é muito inteligente. Quando uma personagem diz que o importante é o amor, uma lembra de coisas simples do nosso cotidiano como o fogão e que facilitam tanto a nossa vida. 

Uma jovem de uma família do campo procura o cientista. Ela quer fazer inseminação artificial. Não quer casar, mas sempre quis ter um filho. As cenas do almoço na relva são demais. Muitas cenas surreais divertidíssimas. O vento que leva todo mundo, o calor que dá fogo em todos. Deliciosamente picante!



E amei o romance do cientista com a camponesa, que delicadeza, que pureza. Os dois são interpretados por Catherine Rouvel e Paul Meurisse. O elenco é enorme.


Obra Le déjeuner sur l' herbe (1863) de Édouard Manet

Beijos,
Pedrita

12 comentários:

  1. Olá Pedrita
    Sou muito fã de filmes que inserem delicadeza num contexto social.
    Acho que apresenta uma construção suave, transmite o recado com arte e ainda propõe a discussão.
    Alguns temas são atemporais.
    Resenha maravilhosa.
    Já levo a indicação.

    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, esse filme é uma preciosidade. tem muitos elementos. nossa. amei.

      Excluir
  2. Oi Pedrita, já gostei da dica. Adoro comédias românticas e melhor ainda quando têm críticas sociais. Gostei muito do pôster também e achei bem interessante se inspirado em uma pintura de Monet.
    beijos
    Chris


    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest

    ResponderExcluir
  3. Adorei as fotos, parece ser um dos meus tipo de filme!

    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde, Pedrita!
    Parece muito interessante!
    Um doce beijinho!
    Megy Maia🌼🌟🌼

    ResponderExcluir

Cultura é vida!