domingo, 28 de maio de 2023

His Dark Materials - 3ª Temporada

Assisti a 3ª Temporada de His Dark Materials (2022) de Jack Thorne na HBOGo. A segunda tinha acabado dizendo que agora seria a guerra e eu fiquei pensando se seria cansativa. Mas é a temporada mais linda, me emocionei o tempo todo, é bem triste!

Lyra cresceu, Will também. Dafnee Keen e Ami Wilson estão mais lindos que nunca. E que personagens difíceis. Eles estão ótimos. É tudo muito triste. A mãe de Lyra a mantém dopada para protegê-la da autoridade. Pratica violência como proteção.

Tudo é muito tenso e difícil de assistir. As cenas na Terra dos Mortos é dilacerante. A separação do daemon, como eu sofro com os bichinhos. Os mortos no esquecimento. Foi difícil assistir.

Com os pais que Lyra tem ninguém precisa de inimigos. Estão excelentes Ruth Wilson e James McAvoy que nessa temporada aparece bastante. Eles são maus, muito maus. A redenção deles é muito triste e emocionante, e é uma redenção que Lyra desconhece. Muito triste. Não ficou sabendo que seus pais se sacrificaram por ela.

Agora surge uma nova personagem, uma física, ela estuda o pó. O pó é o centro de toda a série. O que seria? Lyra lê no aliômetro que precisa procurar a física e Simone Kirby entra na trama lindamente.

Há uma profecia. Na primeira temporada eu achava que a religião seria o cerne, é sim, mas é uma série urgente porque questiona exatamente os dogmas de culpa, medo e proibição das religiões. Estou inclusive com vontade de ver a primeira de novo. A profecia diz que Lyra é Eva.


Há uma religião autoritária que tortura, mata, conspira, chantageia por algo maior. As bruxas já são as protetoras. His Dark Materials é muito revolucionária. Will Keen consegue ser o líder matando seu oponente. Jamie Ward é o ambicioso que faz qualquer coisa pra ganhar poder. A autoridade quer matar Eva para não ter o pecado original. 

As autoridades querem fazer acreditar que eles são os seres supremos, mas tem os anjos. Lindo o casal Kobna Holdbrook-Smith e Simon Harrison. Triste demais a história deles.

A física é a serpente. Lindo demais o texto quando ela conta como descobriu o amor e deixou de ser freira. Lindo demais a abordagem sobre a beleza do desejo. Não a forma pecadora e sim como a expressão do amor.

Com o amor de Lyra e Will, estimulados após a fala da serpente, o pó passa a não desaparecer tão rápido e os mundos estão salvos. Sim, o amor é o pó, o amor que vem do desejo estimulado da serpente. Muito revolucionário! Série urgente! Possivelmente inspirado em histórias de heróis ou no amor romântico, os amados infelizmente não ficam juntos. Me acabei de chorar! Na verdade chorei na série inteira. É muito intensa todas as cenas, textos, que série!

Beijos,
Pedrita

12 comentários:

  1. Eu que não sou de séries fiquei empolgada de vê essa, só pelas temas abordados. São todos coisas necessárias de serem pensadas e discutidas em nossa sociedade.

    ResponderExcluir
  2. Não curto muito esse tipo de série, mas se você gostou é o que importa.
    big beijos

    ResponderExcluir
  3. Dispensei esta série por achar que ela era tipo "Supernatural", com essa coisa de daemons e tals. Mas, pela resenha, ela é muito mais. Acho que vou dar uma conferida.

    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Não conheço a Série. Gosto da Ruth Wilson.
    Ando "desesperada" com tanta coisa para ver e o tempo não espera. Beijo,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. liliane, é baseada na história da bússola de ouro q tem um filme. eu ando com filmes em falta. ao contrário de vc. vasculhando o q ainda não vi.

      Excluir
  5. O que interessa é que gostou.
    *
    Uma Santa e feliz quarta feira.
    *

    ResponderExcluir
  6. Ainda não assisti a segunda temporada.
    A primeira desisti porque não fluía.
    Vou dar uma nova chance e recomeçar especialmente por você dizer que a partir da segunda ganha consistência e que essa terceira é a mais linda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, a primeira é confusa. mas acho q é pq a temática é com mistério demais e ficou estranha, mas da segunda em diante fica cada vez melhor.

      Excluir

Cultura é vida!