sábado, 9 de janeiro de 2021

His Dark Materials - 1ª Temporada

Assisti a 1ª Temporada da série His Dark Materials (2019) de Philip Pullman da BBC na HBO Go. Eu estava querendo uma série pra distrair, foi na época da virada do ano e achei que uma de fantasia seria bom. Enfim, é uma boa série, mas é muito, mas muito pesada, um dramalhão só. E bastante confusa. Pelo o que percebi os livros também são.

Vou dar spoilers: O discurso religioso me incomoda bastante porque é muito confuso. Parte da ideia que a humanidade surgiu com Adão e Eva, que existiam daemons antes, e porque Eva comeu a maçã, veio o pecado original e os daemons sumiram ou se transformaram em animais maus. Adão e Eva é uma lenda com o intuito de deixar bem claro qual o papel da mulher na sociedade, a mulher é o pecado, acreditar nesse absurdo para colocar toda a base de livros para adolescentes acho meio forçado e preconceituoso, mas enfim, seguimos. Eu adorei os atores que interpretam a Lyra e o Roger, Dafnee Keen e Lewin Lyod. Inconformada que o garotinho morre, inacreditável, quase não quis falar da série por isso. Eu amo os daemons.
Eu confesso que acho bem estranho uma série de fantasia só maiores de 14 anos, eu mesma achei muito, mas muito pesada. Demônios resolveram separar os daemons das crianças, que ficam verdadeiros vegetais, pra experiência religiosa deles, monstros. No elenco ainda estão: Ruth Wilson, James McAvoy, Lucian Msamati, Anne Marie Duff e Ariyon Bakare. James McAvoy pouco aparece, umas poucas cenas no primeiro episódio e depois só no último. Lin Manuel Miranda é outro personagem inútil. A feiticeira (Rute Gedmintas) diz que ele tem que ir logo pra ajudar a Lyra, mas ele some depois dessa cena. Antes ele leva a Lyra no balão, mas deixa ela cair, enfim, um inútil. A feiticeira tinha tido um grande amor no passado com o gípcio (James Cosmo), o filho deles morreu e eles se separaram por anos. Ele envelhece, ela não, ele sofre que ela não vai gostar dele envelhecido, ela jura que gostou, mas fica paquerando o novinho do balão. A primeira temporada termina tão depressiva que vou demorar pra ver a segunda. 

Tem uma história paralela muito, mas muito chata nos dias de hoje. Um portal permite a passagem de um para o outro. E é muito confusa e mal explicada. O menino (Amir Wilson) tinha um pai e todos querem as cartas do pai dele que ele acha que está morto, mas o pai não aparece, então a gente só acha que não morreu. A primeira temporada não lê nenhuma carta e fica no mesmo mistério. Totalmente desnecessária. São cenas longuíssimas da perseguição de um homem que não sabemos o que quer dessa família. Só vamos saber depois e bem mais ou menos. Não precisava tanto tempo mostrando eles na porta de casa vigiando a família, eles dentro da casa, o garoto sofrendo buillyng na escola e não revelar nada. Lyra também a gente não sabe muito a que veio. O tempo todo falam que ela não tem ideia da importância de quem é, do que fará, bom, mas nem salvar o amiguinho conseguiu, que poder é esse? Esse é o problema da temporada, contar muito pouco e a gente ficar com a sensação que foi enganado. Quem sabe melhora na próxima. 

Beijos,  
Pedrita

10 comentários:

  1. Comecei a ver e não prossegui. Depois desta resenha vejo que não perdi muita coisa.

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, o roteiro é bom, mas se perde muito. e algumas teorias não gostei.

      Excluir
  2. Confesso que comecei assistir, mas não fluiu. Talvez porque quero assistir mas não estou com vontade (vai entender o serumaninho aqui). Me lembrou A bússola de ouro só que literalmente dark.
    E agora depois da sua resenha vai mesmo para o final da lista 😁😁

    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, é isso mesmo, muito dark. e a teoria acreditando em adão e eva, é religiosamente frouxa.

      Excluir
  3. Faz tempo que não assisto séries, ando meio sem paciência.

    Beijinhos ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. andréa, eu estou vendo um monte picadinho pq estou parecida. tempos difíceis.

      Excluir

Cultura é vida!