terça-feira, 5 de janeiro de 2021

Uma Menina Está Perdida no Seu Século à Procura do Pai de Gonçalo M. Tavares

Terminei de ler Uma Menina Está Perdida no Seu Século À Procura do Pai (2014) de Gonçalo M. Tavares da Porto Editora. O Carlos do Geocrusoé comentou sobre esse livro no  blog dele, que vou ler a postagem com detalhes depois de escrever esse post. Um amigo me perguntou o que eu queria de Portugal e enviei uma listinha, sem abusar muito, mas já abusando, e vieram 4 livros, esse é o primeiro que li. Meu amigo deixou a listinha em um alfarrabista, o sebo aqui do Brasil, o dono do sebo comentou com ele: "sua amiga tem bom gosto" e eu deixo esse elogio para o Geocrusoé, já que a lista é dele. Achei tudo lindo, a edição é primorosa e que texto! Nossa, que livro! Comecei bem o ano! No Brasil esse livro é editado pela Companhia das Letras.

O marcador de livro também foi outro presente desse amigo querido, Achei muito lindo. E o ursinho da querida Patry do Marion e Sua Vida. E a toalha de Natal da minha mãe, que saudade.

Obra Fada Azul e Pinóquio (1995) de Paula Rego

Um homem encontra uma menina, ela diz que está a procura do seu pai. É uma menina com trissomia 21. Ele tem dificuldade de conseguir informações com ela que só sorri. O livro tem muita surrealidade que é minha paixão. Ele começa então a procurar informações pelos objetos que ela traz, uma caixa de fichas com instruções de sobrevivência, que servem mais para quem encontrá-la do que pra ela, e um outro objeto.

Obra Soria-Nimes (1971) de Joaquim Rodrigo

São tantos detalhes, cada frase é mágica. O protagonista repara que a relação das pessoas com ele mudam com a companhia de Hanna, sempre sorridente. As pessoas o tratam melhor, são mais solícitas, porque Hanna sempre sorri. Tudo é fascinante! O encontro com um colador de cartazes, de uma família coladora de cartazes, que deixa mensagens por onde passam. O hotel sem nome. O contraponto entre o Terezín e o dono do antiquário. O Terezín acha que os objetos não são importantes e vai esvaziando o seu quarto ficando com o mínimo que acha necessário. O do antiquário, mais o meu estilo, dá um jeito de ter objetos mágicos em cada canto de seu minúsculo apartamento. O autor diz que o dono do antiquário, como eu, parece se interessar mais pelas histórias de quem passou pelos objetos do que pelos objetos. Que sonho seria eu poder ir nesse antiquário, mas morreria de medo das escadas. Eu ficava me perguntando onde o livro chegaria, como seria quando o protagonista achasse o pai da Hanna. O desfecho é espantosamente surpreendente! Que livro!

Beijos,
Pedrita

16 comentários:

  1. Gosto muito deste escritor, por norma tem uma frieza assentimental germânica, contudo este tem a particularidade de mostrar sentimentos de onde não se esperaria que contamina toda a frieza à sua volta. Adorei, mais estes do que os excelentemente escritos e frios da série negra dele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. carlos, obrigada por ter me apresentado ao autor. vou tentar ler outros. sim, o sentimento aparece contido, mas aparece.

      Excluir
  2. Pedrita,

    Dos'novos' escritores portugueses, este, Gonçalo Tavares, e também o outro 'Tavares' (o Miguel de Souza... serão parentes?, bem como o Agualusa e a Margarida R. Pinto - e mais uns três - estão na inha lista de 'a conhecer'.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. adoro todos. agualusa é angolano. só não li a margarida.

      Excluir
  3. Pedrita,
    Dá para perceber o quanto você adorou o livro. Parece muito interessante.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  4. Pedrita, que ótimo presente que seu amigo mandou de Portugal! Presentes assim aquecem o nosso coração! :) Ah, o ursinho! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. patry, verdade, ah, meu amigo trouxe os livros em sp. sim, o ursinho!!!

      Excluir
  5. Oi Pedrita, que belos presentes o livro e o marcador. O ursinho e a toalha também. Eu também gosto mais das histórias por traz dos objetos do que deles em sim. Também gostaria de conhecer o antiquário. Aliás estou doida para ir em um feira de antiguidades que tem aqui perto. Mas preciso esperar baixar a poeira desse Corona.
    beijos
    Chris


    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. chirs, exatamente, só com o seu comentário q percebi q sem querer coloquei na foto objetos históricos como o antiquário. tb amo a história q se escondem nos objetos. ah, vou pouco em feira de antiguidades, ali acho que as histórias já se perderam. prefiro vasculhar as histórias dos objetos nas casas das pessoas, eu sei, muita falta de educação, mas eu prefiro.

      Excluir
  6. De Portugal saem sempre bonitos presentes...
    .
    Cumprimentos poéticos.

    ResponderExcluir
  7. Eu já estava curiosa com esse livro e fiquei com mais vontade ainda de ler depois da sua resenha.
    Especialmente por ser surreal, pela magia contida no texto e claro o final surpreendente.
    LINDAS a capa, o marcador, a toalha de Natal e esse ursinho fofoludo e apertável ❤❤❤❤

    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, é demais. gostei muito. a edição no brasil tem outra capa. sim, tb amei os acompanhamentos na foto.

      Excluir
  8. Boa tarde pedrita,quero te desejar um ótimo 2021. Adoro dicas de novos autores, eu não conhecia esse autor, e por tudo que vc escreveu, já fiquei morrendo de vontade de ler esse livro. Um beijão!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. andreia, acho q vc ia gostar. espero q 2021 seja mais esperançoso pra vc e sua família.

      Excluir

Cultura é vida!