sexta-feira, 8 de janeiro de 2021

Enola Holmes

Assisti Enola Holmes (2020) de Harry Bradbeer na Netflix. Queria ver algo leve, às vezes eu até tento mas não sigo adiante. Gostei bastante desse filme, acho que o que me agradou mais foi não subestimar a inteligência do público. Dá pra torcer por essa heroína, mesmo o cartaz depondo contra tudo o que o filme prega. O filme é a Enola e só ela, todos os outros são pra lá de coadjuvantes, não faz sentido ela dividir o brilho com os outros do elenco. O medo de bancar uma atriz pouco conhecida no cartaz é uma grande pena. O filme é baseado nos livros de Nancy Springer.

Enola Holmes vive sozinha com a mãe que ensina tudo pra ela. Faz ela ler todos os livros da biblioteca, ensina lutas e principalmente a ser independente. O nome mesmo vem de Alone, sozinha. Adorei Millie Boby Brown, sua mãe é Helena Boham Carter que aparece bem pouco, no relato no começo, no final e um pouco nas lembranças da protagonista. Queria que existissem muitas mães como as da Enola que estimulam a independência feminina, ter conhecimento, voz e coragem. Inclusive eu acho que a mãe faz parte das Sufragistas, das mulheres que resolveram lutar pelo direito ao voto das mulheres. Enola acha bombas, e as sufragistas perceberam que só os discursos não vinham chamando a atenção então resolveram ser mais violentas. A própria Helena Bonham Carter foi uma sufragista no filme que comentei aqui.
Há uma briga judicial pela forma como retrataram Sherlock Holmes, que seria mais afetivo no filme, sinceramente? Ele é tão coadjuvante no filme. Na história, os dois, Sherlock e Enola são brilhantes porque a mãe estimulou nos dois os raciocínios, lógica, adquirir conhecimentos, ler muito. Henry Cavill interpreta Sherlock, mas pouco aparece. O outro irmão é interpretado por Sam Claflin.

A estrutura do filme é ótima, há várias formas da história ser contada, tem animação, ótimas edições, muito inteligente. Tem um papel maior o personagem do jovem ricaço interpretado por Louis Partridge. Alguns outros do elenco são: Fiona Shaw, Burn Gorman, Adeel Akhtar, Susan Wokoma e Frances de la Tour. É possível que tenha outro filme, ou seja lançada uma série, acho que só vai depender do resultado do processo judicial. Mas dá pra sumir com o Sherlock nos próximos.

Beijos,
Pedrita 

14 comentários:

  1. Acredito que seja um filme interessante.
    .
    Saudações amigas

    ResponderExcluir
  2. Não terminei de ver.
    Não me interessei.
    Bjs,

    ResponderExcluir
  3. Este eu vi e gostei também. E pelas mesmas razões que você.

    Beijo e bom fim de semana

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde, obrigado pela dica, parece ser um tema bem interessante.

    ResponderExcluir
  5. Boa noite Pedrita.
    Eu assisti essa série e gostei muito, incentivar os filhos serem independentes é muito importante. Um 2021 com muita saúde para você!

    ResponderExcluir
  6. Já estava curiosa para ver e fiquei com mais vontade ainda agora.

    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Cultura é vida!