quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

Sorte Cega

Assisti Sorte Cega (1981)  de Krzystof Kieslowski no Telecine Cult. É o último filme que gravei do especial desse diretor. Gravei mais dois que não vi, mas uma confusão interminável na grade de programação do Telecine fez ter dois filmes que vi na gravação de outros filmes que não vi. Esse é muito diferente, difícil mesmo de assistir. Outra dificuldade é que quando eu gravo algumas legendas desaparecem, não sei se no ao vivo esse defeito acontece. Muitas falas se perdem e fica mais difícil ainda a compreensão. Przypadek foi um filme censurado pelo governo e ficou anos sem poder ser exibido, tanto que em um determinado momento some um trecho que se perdeu, mas é bem pouco. Após o filme ser recuperado ele foi restaurado.

Witek (Boguslaw Linda) está em uma estação de trem, quase perde o trem. O filme passa então a contar três histórias a partir desse momento na estação de trem. Em um, ele pega o trem, noutro não consegue, briga com o guarda e é preso, no terceiro ele não pega o trem e reencontra uma colega da faculdade. O protagonista cursa medicina, após a morte do seu pai resolve dar um tempo no curso, escolheu medicina porque era o desejo do seu pai, resolve então tentar outras possibilidades. No primeiro filme ele entra no partido. Nas três versões ele se dá mal, não há saída. Na primeira, inocente demais pro meu gosto, ele fala demais sobre as ações clandestinas da namorada (Boguslawa Pawelec) que é presa. Na segunda versão o seu amor é outro (Marzena Trybala). Ele ajuda na confecção de jornais clandestinos, quando viaja para Paris a sede do jornal clandestino é descoberta. Todos acham que ele que entregou o grupo.
Na terceira, com a amiga da faculdade (Monika Gozdzik) ele resolve retomar o curso de medicina. Ele não aceita participar politicamente de nada. O desfecho é bem surpreendente.


Beijos,
Pedrita

12 comentários:

  1. Decerto que ser um bom filme, fascinante de assistir...sentado no sofá.
    .
    Cumprimentos fraternos.

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? Eu continuo sem saber como gravar com o sinal digital. Snif.. Bjs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fabio, tem q ir em informações, e escolher gravar evento. antes eu pagava e tinha um aparelho especial. agora não mais. mas não sei se tem a ver com o plano q vc tem, tem q ligar pra operadora pra saber.

      Excluir
  3. Uma publicação e sugestão maravilhosa :))
    ~~
    Tapetes alvos em campos de bonança
    ~~
    Beijos. Feliz dia de Reis

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    Penso que não conhecia este seu blog.


    Que este novo ano nos deixe fazer o que mais gostamos

    em paz e serenidade!

    Saudações!

    ResponderExcluir
  5. Olá Pedrita
    Nossa não conhecia o filme.
    Adoro essa pegada de histórias alternativas ❤❤
    Fiquei curiosa com essa indicação.
    Vai para o topo da lista dos desejados.

    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, esse eu tb não conhecia, e olha que gosto do diretor. mas é q só vieram pro brasil alguns filmes dele. e em alguns só em mostras de cinema.

      Excluir
  6. Pareceu-me interessante. Quem ainda não refletiu - ainda que muito rapidamente - sobre as escolhas e possibilidades dessa vida? As escolhas geralmente exigem que se renuncie às outras opções.

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, esse filme é bem desesperançoso como esse diretor. não há muita saída pra ser feliz em um país sem liberdades individuais.

      Excluir

Cultura é vida!