domingo, 3 de dezembro de 2023

Retrospectiva Spotify 2023

Saiu a Retrospectiva Spotify 2023 que aguardo tanto. Confesso que me surpreendi, não está muito diferente das anteriores, mas lembrei que as músicas que mais estou ouvindo atualmente comecei a ouvir mais nesse semestre, então é isso mesmo a do ano. Passei a ouvir mais Gal Costa esse ano. Sempre amei mas não tinha colocado em minhas playlists. Os outros já vinham aparecendo porque estão entre os meus músicos preferidos. 

Fiquei muito feliz que Eu na Rua de Antonio Pinto foi a música mais ouvida. Além de ter amado o filme Nine Days, essa música resume muito meu ano. Estranhamente essa música nunca entra no No Repeat do Spotify com as músicas que mais ouço, nem na De Volta ao Repeat. Então foi uma surpresa entrar como a mais ouvida porque ouço muito. Tenho em várias playlists que ouço no modo aleatório e igualmente ela pouco aparece. Volte e meia vou ouvi-la manualmente e repito várias vezes. É realmente a música do ano.


Também gosto muito das músicas mais ouvidas. Tenho ouvido muito Samia. Me divirto com Tonight you Belong to me. Sempre emocionante a The Blower´s Daughter que foi a mais ouvida no ano passado. Tenho ouvido muito Damian Rice também. E amo Alice Phoebe Lou e sua Ocean.




Todo ano o Spotify cria temáticas engraçadas pra Retrospectiva. Me diverti com o tema Vampiro, que gosto de músicas obscuras. amei o termo e concordei com ele. Que ouço músicas emotivas e envolventes, bem minha cara mesmo. Engraçado que nesse ano até agora não achei nenhum Vampiro Spotify, já achei as outras opções, mas não achei ainda nenhum par comigo.

Achei engraçado o sanduíche que teve muitas críticas e paródias por onde olhei. Mas pelo menos eles acertaram melhor os gêneros no português. Realmente ouço muito MPB, Vocal Jazz e Nova MPB.

Interessante que eu achei que tinha ouvido bem mais esse ano, mas foi um pouco menos que no ano passado. Mas tem lógica já que trabalhei mais esse ano, ainda bem. E tive alguns momentos difíceis que o silêncio foi melhor conselheiro.

Nina Simone que amo foi a mais ouvida.

Principalmente a canção If You Knew que é muito emotiva.


E o Spotify disse que eu ouvi som de forma heroica, ou anti-heroica e eu vou ter que concordar. Nunca uma palavra me resumiu tão bem musicalmente.

Beijos,
Pedrita

14 comentários:

  1. adoro musica pois sou locutora e Nina simone adoro as musicas dela muito boa escolha lindo post obrigada por partilhar bjs feliz domingo saude

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. isa, tb amo música. muito bacana saber q vc é locutora.

      Excluir
  2. Tenho visto a retrospectiva do Spotfy de muita gente da minha família (especialmente dos mais jovens). E que alegria é ver que todos tinham a MPB no topo, como você. Todavia, ouvem, claro, muita música em inglês e outras línguas.

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, eu sou bem eclética e ouço muita música de vários idiomas.

      Excluir
  3. A oferta é quase infinita...
    Tenha uma ótima semana.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Simplesmente amo muito e amo forte suas retrospectivas!
    Claro que com forte tendência MPB, MAS vc é surpreendentemente versátil e lúdica ❤ trazendo a arte pra brilhar na música 😍

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, eu tb, fico olhando todas no instagram. ah, obrigada, procuro mesmo ser versátil.

      Excluir
  5. Sempre é um momento que espero ansiosamente e gosto de olhar a retrospectiva dos amigos tb! Muito boa a sua!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marion, eu tb fico aguardando ansiosamente e fico xeretando as dos outros e anotando canções e grupos.

      Excluir
  6. Olá, tudo bem? No último domingo (03/12), acompanhei a última sessão do Teatro Aliança Francesa que fechou suas portas. Estou triste. Comentei no meu blog. Bjs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fabio, fiquei muito triste tb. eu passo muito em frente ao antigo teatro augusta, não existe mais nada lá. muito triste.

      Excluir
  7. Só escuto música americana na Antena1. Mas, agora cedinho pedi para Alexa tocar músicas de Natal e veio, acho que 1 de Simone, que nem gostei. Amo a música americana. Bj,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. liliane, eu gosto da antena 1, mas gosto de mais variedade q o streaming me proporciona. ah, bem lembrado, eu tenho uma playlist de natal, vou reativa la.

      Excluir

Cultura é vida!