quarta-feira, 11 de junho de 2008

O Homem que não estava lá


Assisti O Homem que não estava lá (2001) dos Irmãos Coen no Cinemax. É o primeiro filme que vi desses diretores, confesso que sempre relutei. Gostei demais! Adorei o roteiro inteligente, texto impecável e a forma como conduziram o enredo. Excelente! O Homem que não estava lá é baseado nos filmes noir, há várias sutilezas que brincam com o gênero. Nosso protagonista está exageradamente sempre com um cigarro, chega a dar até enjôo de tanto que ele fuma. A fotografia de Roger Deakins é simplesmente maravilhosa! Taato que ganhou o prêmio Bafta.
Nosso protagonista é o excelente Billy Bob Thornton. Sua esposa a ótima Frances McDormand. Ele é um barbeiro e imagina que a sua esposa o traia com o chefe dela. Mas ele não se incomoda. Ele só pensa no assunto quando aparece uma proposta de um negócio e resolve chantagear o amante rico de sua mulher para conseguir o dinheiro para os negócios. A trama é bem complexa e surpreendente.

O Homem que não estava lá ganhou prêmio de Melhor Diretor no Festival de Cannes. Alguns outros do elenco são: Michael Badalucco, Adam Alexi-Malle e James Gandolfini. Também gostei bastante das representações das duas outras mulheres: é muito divertida a cena da esposa do dono da loja interpretada por Katherine Borowitz e da participação de Scarlett Johansson que aparece continuamente ao piano, com uma interpretação correta mas medíocre principalmente de obras de Beethoven.


Música do post: Robert Stoica - Moonlight Sonata [Beethoven]



Beijos,

Pedrita

4 comentários:

  1. dos irmãos cohen recomendo o oscar deste ano "No country for old men" em portugal "este país não é para velhos". Prepare-se para muita violência, um final talvez menos desejado, mas um filme muito inteligente e tecnicamente bom... não será um dos filmes da minha vida, mas achei-o interessante.

    ResponderExcluir
  2. Não vi o filme, mas gostei das fotos. Realmente parece um filme antigo. Perfeito!

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. geocrusoe, é esse violência que sempre me afastou dos filmes dos irmãos coen, vou tentar ver em um dia que estou bem e não perto da hora de dormir.

    marion, acho que vc ia adorar.

    ResponderExcluir

Cultura é vida!