segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Memorial de Maria Moura


Assisti Memorial de Maria Moura (1994) em DVD. A direção artística é do Carlos Manga e a direção é de Denise Saraceni, Mauro Mendonça Filho, Marcelo de Barreto e Roberto Farias. É a história da saga da Maria Moura e foi uma saga para eu assistir. Comecei a ver na casa da minha mãe. Vi em pedaços. Talvez já conte uns dois anos nessa saga. Agora terminei de ver aqui. Memorial de Maria Moura foi uma série maravilhosa da TV Globo que agora é lançada em DVD. São três CDs enormes com todos os capítulos maravilhosos! Eu tinha lido o livro que foi inspirado da maravilhosa Rachel de Queiroz, que dei pra minha irmã de presente. Sempre ouvia entrevistas dos atores dizendo que teria sido o melhor trabalho da vida deles. Falavam isso em quase todas as entrevistas, até hoje. Glória Pires e Chico Diaz encabeçam a série. E Glória Pires está fascinante! É a estréia na TV da Cléo Pires, ela faz a Maria Moura criança. Era uma criança alegre e feliz, até que na infância ela vê matarem barbaramente o seu pai. Ela muda um pouco, fica mais desconfiada, mas ainda é cheia de vida e bela, já na pele da atriz Glória Pires. Aí a vida vai endurecendo essa mulher e a transformação da Glória Pires, aos poucos, é impressionante! Que atriz!

O elenco é extenso e impressionante, só grandes atores. Arrasam nos papéis principais Zezé Polessa como Firma, uma mulher cruel, Ernani Moraes como o Tonho, Otávio Muller como o horrível Irineu, Kadu Moliterno como o Padre José Maria, Marcos Palmeira como Cirino. Adorava os personagens do Jackson Antunes e da Cristiana Oliveira. Era uma história que já tinha me encantado no livro. Também gostava muito da triste história do Padre José Maria com a belíssima Bia Seidl. Continuam formando esse elenco maravilhoso: Zezé Motta, Rosamaria Murtinho, Nelson Xavier, Norma Bengell, Cassiano Carneiro, Sergio Britto, Celso Fratesqui, Ruth de Souza, Ruy Rezende, Sebastião Vasconcelos, Lui Mendes, Miriam Pires, Paulo Vespúcio, Luis Carlos Arutin, Renata Fronzi, Joel Barcellos, Gilson Moura, Ariclê Perez, Antonio Grassi ,entre tantos outros.
A trilha sonora é belíssima! Também gostei muito da canção que o Orlando Morais fez para a Maria Moura, emocionante! A belíssima fotografia tem vários nomes na direção: Mário Carneiro, Antonio Penido e Elton Menezes.
Nos extras há uma entrevista com a Rachel de Queiroz. E matérias de bastidores que foram realizadas no Video Show.



Youtube: Memorial de Maria Moura8


Beijos,

Pedrita

9 comentários:

  1. Eu adoro esta minissérie. Eu assisti na época que foi exibida na TV. Não perdia um capítulo! Que bom que lançaram em DVD.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Nao conheco essa mini-série, Pedrita.
    Venho aqui a correr (ando com muito stress nesta altura do Natal) para dizer que hoje faz anos o Woody Allen. E a estreia do último filme dele é aqui no próximo dia 19.

    Saudacoes de Düsseldorf!

    ResponderExcluir
  3. Huahuahuahuahua!!!
    Foi só dizer "eu sinto falta" que o cara já se animou todo.... Aaah, essas coisinhas que só a Globo pode fazer... XD

    ResponderExcluir
  4. Quanto tempo, hem! (Mais ou menos, não faz tanto tempo assim...) Mas tudo aqui continua de primeira qualidade... BEIJOS.

    ResponderExcluir
  5. Eu também não assisti. E pensar que já faz 14 anos do lançamento!
    Denise

    ResponderExcluir
  6. marion, eu só lia as matérias, não vi nada na época dessa minissérie.

    ematejoca, eu estou trabalhando tanto que nem consigo pensar no natal. vou atrasar tudo.

    moacy, faz bastante tempo mesmo. obrigada pelos elogios.

    dê, assista, vc vai amar.

    ResponderExcluir
  7. Olá, Pedrita!
    Estava pesquisando sobre Memorial de Maria Moura p um curso q irei minstrar em Fortaleza e encontrei seu blog.
    Tenho um projeto chamado "Amigos de estimação: só quem tem sabe" q acontece no CE e na PB. Adorei seu gatinho e queria saber se poderia me enviar o código p postá-lo no meu blog onde divulgo esse projeto.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  8. Este foi um dos livros na época em que eu fiz vestibular, aqui na UFRB. Eu simplesmente AMEI! Aliás, eu adoro a Raquel de Queiroz!

    ResponderExcluir
  9. esse livro é realmente maravilhoso! me marcou muito tanto que quis muito ver a minissérie.

    ResponderExcluir

Cultura é vida!