quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Sonatas de Scarlatti

Fui ao recital Sonatas de Scarlatti com Sonia Rubinsky ao piano no Teatro Arthur Rubinstein de "A Hebraica". Era a noite de lançamento desse CD pela Algol Editora com essa pianista brasileira maravilhosa, que vive em Paris. Ela já gravou uma caixa com obras de Villa-Lobos pela Naxos. O CD é igualmente maravilhoso! Não páro de ouvir. Ela gravou nesse CD 16 sonatas de Domenico Scarlatti (1685-1757). Ela comentou que depois de ter gravado Villa-Lobos, resolveu gravar dois CDs com outros compositores que tanto gosta, Mozart e Scarlatti. No Brasil por enquanto só foi lançado o do Scarlatti.

Domenico Scarlatti por Domingo Antonio Velasco

Domenico Scarlatti compôs mais de 555 sonatas. Sonia Rubinsky comentou o quanto elas são diferentes entre si, o quanto esse compositor diversifica seus estilos. E realmente o recital foi muito bonito com uma interpretação majestosa da pianista.

Youtube: Sonia Rubinsky plays more Villa-Lobos
"Fete in the Heartlands" from Ciclo Brasileiro (1936) by Villa-Lobos, played by Sonia Rubinsky at a recital at the Jerusalem Conservatory in February 2008.




Beijos,


Pedrita

4 comentários:

  1. Oi Pedrita.

    Você sabe que sou meio insistente. Se não gosto de algum livro dou sempre uma segunda chance ao autor.
    Vou procurar outros filmes dos irmãos Coen na locadora para ver se a minha opinião muda.

    Bjs.
    Elvira

    ResponderExcluir
  2. Sou fascinado pelas Sonatas de Scarlatti. Um beijo.

    ResponderExcluir
  3. elvira, os dois que vi gostei bastante.

    moacy, eu fiquei fascinada tb pelas sonatas do scarlatti que conheci.

    ResponderExcluir
  4. Olá Pedrita!
    Regressados da neve e do frio retoamos os nossos comentarios:)
    Scarlatti é um daqueles compositores que decobrimos num programa de rádio que fez furor em Portugal, totalmente dedicao à musica barroca chmava-se "Em Orbita" e tinha a duração de duas horas, durou bastantes anos, mas infelizmente já terminou. Embora um pouco esquecido, este compostor, continua a habitar a nossa casa.
    Beijinhos
    Paula e Rui Lima

    ResponderExcluir

Cultura é vida!