domingo, 4 de outubro de 2009

Museu do Prado - Coleção Folha

Ganhei esse volume da Coleção Folha Grandes Museus, Museu do Prado que fica em Madri, na Espanha. Vocês não imaginam minha felicidade. Nesses tempos bicudos ganhar dois presentes preciosos desses foi muita emoção. Para assinantes do Folha a coleção toda até que é razoável pela beleza, R$ 227,00, mas é algo que só é possível se o orçamento estiver em dia. Li que quem comprar o primeiro que é esse, o segundo, National Gallery vem junto, como o que eu ganhei, por R$ 14, 90. Pelo menos dá pra ter alguns. Eu que nunca fui a Europa, me emocionei de ter em minhas mãos detalhes sobre esse museu.

Obra A Família Real de Carlos IV de Francisco Goya.
A coleção é belíssima e vale cada centavo. Em papel couchê, tamanho da Revista da Folha, capa dura, traz textos dos pintores e das obras que estão neste museu. Várias telas trazem os pedaços destacados e comentados. Essa de Goya traz a mãe e os filhos em uma página inteira. Tudo impecável e belíssimo. Gostei de encontrar Goya e Caravaggio que tinha visto os filmes recentemente, mesmo que o filme Goya não tivesse sido muito autobiográfico, gostei de ver páginas das obras deles e saber que algumas das telas estão no Museu do Prado em Madri. Entre as obras estão os pintores Bosch, Meléndez, Luis de Moraes, Greco Dürer, Bruegel, Rembrandt, Tintoretto, Velázquez. Van der Weyden, Veronese, entre tantos outros. Eu gosto muito do comercial que fala dessa coleção e vou colocar o vídeo.


Youtube: Coleção Folha Grandes Museus Campanhas







Beijos,
Pedrita

8 comentários:

  1. Ficarei de olho na coleção. Parece ser boa, sim.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Adorei o livro Dois Irmãos do Milton Hatoum. Foi o primeiro livro dele que li e me ajudou a vim para Manaus já respirando a cidade. Um grande abraço

    ResponderExcluir
  3. Sabe que quando vi o comercial desta coleção lembrei exatamente de você?
    Achei a sua cara!

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá Pedrita!
    Em Junho estivemos em Madrid e claro que fomos até ao Museu do Prado, que para além dos famosos Goyas e Velasquez possui muito para explorar. Na altura havia uma exposição temporária dedicada à "bela Adormecida" verdadeiramente fascinante.
    Beijinhos
    Paula e Rui Lima

    ResponderExcluir
  5. Oi Pedrita.

    Essa coleção realmente é maravilhosa mas no momento também não estou podendo gastar mais do que o necessário.

    Bjs.
    Elvira

    ResponderExcluir
  6. Nossa Pedrita que legal!

    Eu me lembro que minha mae comprava muitas colecoes assim nas bancas era uma forma de nos manter informadas sobre o mundo.

    Um beijo

    ResponderExcluir
  7. Pedrita, que presente bacana. Deve ser um livro bem bonito e pela propaganda parece que é uma edição bem caprichada.

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. sheila, adorei vc achar q é a minha cara.

    paula e rui, q máximo!

    georgia, essas coleções são ótimas pq acabam sendo mais em conta q em livrarias.

    marion, eu nem imaginava q fossem tão grandes os livros.

    ResponderExcluir

Cultura é vida!