sábado, 10 de outubro de 2009

Um Só Coração

Assisti Um Só Coração (2004) do núcleo de Carlos Manga da TV Globo em DVD. O roteiro foi de Maria Adelaide Amaral e Alcides Nogueira inspirado na cidade de São Paulo, iniciando na Semana de Arte Moderna. Gostei muito! Não gostei muito de alguns personagens fictícios, como o que se envolve com Yolanda Penteado que realmente existiu. Mas a minissérie é muito boa, muito caprichada e gostei demais de ter vários fatos históricos importantes, principalmente da cultura brasileira e nossos artistas. Pena que no evento da Semana da Arte Moderna tenha sido ofuscada pelo romance artificial dos protagonistas. O primeiro DVD, não sei quantos capítulos representou na minissérie, é bem exagerado nesse romance e nos dramalhões. Parece acertar o tom no segundo DVD e parece não permitir mais que a ficção ofusque fatos históricos tão incríveis. Minha mãe que me emprestou o DVD, ela adora essas minisséries, volte e meia adquire uma. Ela vê e revê inúmeras vezes os DVDs
Um Só Coração fala desse momento de efer-vescência cultural na década de 20. Onde artistas se reuniam em grandes casarões, onde surgiram movimentos como a Semana de Arte Moderna, o Antropofagismo e o Nacionalismo.
Quando artistas como Mário de Andrade, Anita Malfati, Tarsila do Amaral, Oswald de Andrade ganharam representação nacional e internacional. Período que surgiram Santos Dumont e Assis Chateaubriand. E todos foram representados brilhantemente por Pascoal da Conceição, Betty Goffman, Eliane Giardini, José Rubens Chachá, Cássio Scapin e Antônio Calloni, todos muito bem na interpretação e caracterização. Os figurinos e a reconstituição de época foi impecável. Gostei de conhecer mais detalhes sobre Yolanda Penteado e Ciccillo Matarazzo, interpretados brilhantemente por Ana Paula Arósio e Edson Celulari.

Algumas histórias ficcionais eram muito boas. Gostei muito da família do Coronel Totonho, interpretado brilhantemente por Tarcísio Meira. Senhor do café que com a queda da Bolsa em 1929 ficou muito pobre. Há atores incríveis que gosto muito: Letícia Sabatella, Daniel de Oliveira, Marcelo Antony, Maria Fernanda Cândido, Leandra Leal, Murilo Rosa, Helena Ranaldi, Max Fercondini, Débora Fallabella, Carlos Vereza, Daniela Escobar, Ângelo Antônio, Ana Lúcia Torres, Paulo Goulart, Amanda Lee, Mila Moreira, Dira Paes e Leopoldo Pacheco. Outros atores misturados entre ficcionais e reais são: Cássio Gabus Mendes, Herson Capri, Fernanda Paes Leme, Ariclê Perez, Cássia Kiss, Pedro Paulo Rangel e Miriam Freeland. Como sempre o elenco é enorme e incrível.

Gostei de conhecer várias histórias e, entender melhor as revoluções de 1924 e 1932, é muito diferente ver uma representação de um fato histórico do que estudar nos livros. E se caso algum historiador discordar de alguma escolha é só depois debater com os alunos. Gostei de conhecer o pintor Waldemar Belisário que se mudou para Ilhabela e fez várias obras por lá. De ver representado a criação da Bienal de Arte. Enfim, me encantei com essa minissérie bem cuidada, com tantos personagens históricos e tão rica.
Youtube: Um Só Coração



Beijos,

Pedrita

10 comentários:

  1. Geralmente, as minisséries da TV Globo são ótimos. Podem perder o foco em alguns momentos, mas no geral são boas. Gostei especialmente das últimas, Maysa e Capitu. Sempre que posso eu acompanho.


    Um Beijo. ^^

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o Maycon, também acho que a globo se esmara na produção de suas mini séries.....pode errar o ponto, mas em geral, são ótimas!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Nossa! Não me lembro dessa minisérie.
    Denise

    ResponderExcluir
  4. Essa minissérie é muito boa. Assisti na época que passou na TV. Bj

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem? Adorei Um Só Coração, minha minissérie preferida da década hehe..Como passava muito tarde na Globo,. gravava e depois assistia. Bjs, Fabio www.fabiotv.zip.net

    ResponderExcluir
  6. Pedrita,
    Lembro da minissérie. Assisti quase tudo. E lembro de ter gostado especialmente da Eliane Giardini caracterizada como Tarsila.
    Beijos e bom domingo, querida.

    ResponderExcluir
  7. Oi Pedrita.

    Não assisti essa minissérie porquer era muito tarde.
    Entretanto, me lembro muito bem quando os pesquisadores foram à Biblioteca presquisar os jornais da época.

    Bjs.
    Elvira

    ResponderExcluir
  8. Oi Pedrita, eu tenho os dvds aqui e adorei essa série.

    Bjus

    ResponderExcluir
  9. Oi querida, o dia de hoje é muito importante na vida das nossas criancas. Por isso mesmo temos algo bem especial. Passe por lá.

    Abracos

    ResponderExcluir
  10. eu gosto muito das novelas e minisséries da tv globo. são impecáveis.

    Dê, acho que vai gostar, como eu vai se incomodar com alguns momentos ficcionais, mas vai gostar da parte histórica. muito bem feita.

    fabio, nem antes nem agora eu tenho algo que grave. e como mudam muito os horários das minisséries, acabo esperando minha mãe comprar o dvd. hehe.

    elaine, eu adorei os atores que fizeram os personagens históricos. o youtube q escolhi ressalta alguns desses trechos.

    elvira, q bacana, eram da equipe do saccheta.

    georgia, é um dvd legal de ter.

    o q estão lendo, obrigada, pra vcs tb.

    ResponderExcluir

Cultura é vida!