quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

12 Homens e Uma Sentença

Assisti ao espetáculo 12 Homens e Uma Sentença de Eduardo Tolentino no Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo. Eu queria muito ver esse espetáculo, muito antes de ser esse sucesso de crítica e mídia. É realmente incrível, com ótimo texto de Reginald Rose, um excelente elenco decide a vida de um rapaz de 16 anos, se ele for condenado irá para a cadeira elétrica. No início, 11 do júri acham que o rapaz é culpado, um só diz inocente porque não acha que as provas sejam suficientes pra culpar o rapaz.
Foto dZineb Benchekchou

O excelente elenco: Norival Rizzo, Genézio de  Barros, José Renato, Oswaldo Mendes, Riba Carlovich, Eduardo Semerjian, Brian Penido, André Garolli, Ricardo Dantas, Augusto César, Marcelo Pacífico e Ivo Muller interpretam esses personagens tão ricos em detalhes e diferenças. Escolhidos de diversos pontos para poder avaliar melhor, cada um tem uma história, faixa etária, pré-conceitos, preconceitos, intolerância, profissões, informações ou falta delas. O texto é de uma riqueza surpreendente. Há aqueles que são implacáveis, querem a condenação para extirpar da sociedade um indivíduo tão perverso. Há aquele que quer terminar logo, porque está preocupado consigo mesmo. Há aquele que não tem opinião formada, e como muitos hoje em dia, está sempre com a maioria. Tudo é muito rico em detalhes e o elenco está excelente. Logo no início um deles estranha que a porta é fechada a chave, tão bem feita a cena que eu fiquei com agonia e só depois lembrei que estava no teatro e eles podiam a qualquer momento vir para a plateia e ir embora, eu tinha embarcado tranquilamente na peça que estava só no começo.
Eu já conhecia o desfecho do espetáculo, embora não tenha visto o famoso filme, que inclusive está em cartaz no Telecine, mas mesmo conhecendo a trama, é  sempre impactante por tantas nuances.  12 Homens e Uma Sentença fica em cartaz até o dia  19 de dezembro, os ingressos custam somente  R$ 15,00, R$ 7,00 a meia-entrada. Como o espetáculo está fazendo muito sucesso, é bom comprar os ingressos com antecedência.

Nesse texto do Marcelo Janot sobre o filme, ele fala da atualidade do texto:







e








Beijos,








Pedrita

5 comentários:

  1. Pedrita que saudades de você e do seu cantinho.
    Andei sumida, mas estou de volta!!

    beijos

    ResponderExcluir
  2. Realmente, me parece um texto incrivel.
    Bjo

    ResponderExcluir
  3. Pedrita viemos te convidar...pois, sabemos que vc é leitora permanente do blog e muuuuuuito obrigada por tua presenca e dicas no nosso blog.

    E hoje viemos até aqui para te convidar para ler o desafio que lancamos no blog este mês: Me convenca em 3 frases porque devo ler este livro.

    Neste mês super agitado nada como uma super dica relâmpago de um bom livro como presente de natal.

    Te esperamos lá.

    Abracos

    ResponderExcluir
  4. cíntia, q bom.

    gammelo, é muito bom.

    ResponderExcluir
  5. Eu vi e tenho o filme. Posso te emprestar. Já vou colocar na nossa sacola de "trocas".
    Denise

    ResponderExcluir

Cultura é vida!