quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

12 Homens e Uma Sentença

Assisti 12 Homens e Uma Senteça (1957) de Sidney Lumet no Telecine Cult. Eu queria ver esse filme depois que vi a peça e comentei aqui. Minha irmã inclusive emprestou o DVD, mas acabou passando antes na tv a cabo. Como já disse no texto da peça, eu conhecia o roteiro e é sempre surpreendente. Henry Fonda ganhou Oscar de Melhor Ator por esse filme. Todos estão sensacionais. Gostei da diferença de caracterização dos atores do filme e da peça, há algumas diferenças ótimas. Gostei também das diferenças que o texto coloca se é uma peça ou um filme, a presença da janela do filme, a chuva, mas continua claustrofóbica e suamos com eles passando tanto calor.

Os outros excelentes atores do elenco são: Lee J. Cobb, Ed Begley, E.G. Marshall, Jack Warden, Martin Balsam, John Fiedler, Jack Klugman, Ed Binns, Joseph Sweeney, George Voskovec, Robert Webber No início Marcelo Janot fala da atualidade do texto, da forma como nós julgamos rapidamente o outro sem nem ao menos conhecer.  















Beijos,








Pedrita

4 comentários:

  1. Este filme passa muitas vezes aqui na TV, infelizmente, sempre tardíssimo, no entanto, vejo-o quase sempre, pois é um filme que se pode ver vezes sem conta.

    ResponderExcluir
  2. Por favor, urgente:
    hoje todos os jornais estão divulgado MAIS UM ataque na região da Paulista, na Frei Caneca, um skinhead com soco inglês…
    E estamos perdendo feio lá no site do Conselho Regional de Psicologia de Santa Catariana, a maioria na enquete é contra a PL 122/2006. Eu fico me perguntando do que essa gente tem medo. Quem puder, entra lá e vote “SIM”, por favor..
    http://www.crpsc.org.b
    Outra coisa, nem sei se gostam do Jabor nestas bandas, mas o que ele falou e como falou hoje, em nossa defesa, em “Covardes atacam homossexuais corajosos” merece emoção e aplausos. Ouçam no link abaixo:
    http://cbn.globoradio.globo.com/comentaristas/arnaldo-jabor/2010/12/10/COVARDES-ATACAM-NOS-HOMOSSEXUAIS-CORAJOSOS-A-POPRIA-MISERIA-SEXUAL.htm?utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter
    Obrigado,
    Ricardo
    aguieiras2002@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  3. ematejoca, eu tb vou gostar de rever trechos.

    ResponderExcluir
  4. a noite de ontem foi sensacional. os professores são otimos. foi muito bom, mesmo.
    já vi esse filme, lembro que depois que o vi, fiquei dias com ele na cabeça....

    ResponderExcluir

Bons comentários!