segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

A Culpa é do Fidel

Assisti A Culpa é de Fidel (2006) de Julie Gavras no Max. Mais um filme que quis ver nos cinemas e não consegui. É da filha do Costa-Gravas. O filme é baseado no livro de Domitila Calamai. Uma família na França muda radicalmente. Bem nascidos, a vida muda quando um marido é assassinado na Espanha por fazer resistência a ditadura. O filme é todo sob o olhar de uma criança que sofre com as mudanças radicais da vida da sua família e com o pouco diálogo. Quando a irmã do pai chega da Espanha depois da morte do seu marido, o pai, um advogado, resolve mudar tudo para ajudar as pessoas que sofrem a opressão de regimes ditatoriais. Eles mudam de casa, passam a ter muita gente indo para reuniões no pequeno apartamento e tudo o que a menina sabe é de quem cuida dela e do irmão.

"A Culpa é do Fidel" surge exatamente da primeira babá das crianças. Cubana, ela conta que Fidel, um comunista, expulsa as pessoas de suas casas, que os comunistas mudam sempre e usam barbas. Os pais ficam tão envolvidos nas causas que abraçam que passam realmente a viajar muito e conversar pouco. Eles têm pouca habilidade para lidar com os filhos e adaptá-los a nova vida. Essa menina passa a ter muito medo das novas mudanças com tudo o que ouve de forma distorcida. Só quando ela começa a ter menos medo dos amigos barbudos do pai e conversar com eles é que começa a entender a escolhas dos pais e fazer menor resistência. A Culpa do Fidel é um filme lindo, bem realizado e muito original.


O elenco é ótimo. A menina está excelente interpretada por Nina Kervel-Bey. Os pais são Julie Depardieu e Stefano Accorsi. O irmão da menina é Benjamin Feuillet. O elenco é bem extenso já que há muitas pessoas que passam pela vida da menina e pelo apartamento. Alguns são: Martine Chevallier, Marie Kremer e Mar Sodupe.



Beijos,


Pedrita

6 comentários:

  1. Adorei o filme... irónico quanto baste e levanta muitas questões a partir de um modo diferente de ver o mundo

    ResponderExcluir
  2. Tenho muita curiosidade sobre este filme. Adorei o post.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Ah eu assiti esse. Muito gostoso esse filme. Adorei.
    Beijos da Cam

    ResponderExcluir
  4. geocrusoe, é verdd

    marion, obrigada, acho q vai adorar o filme.

    camille, adoraria ter visto no cinema.

    ResponderExcluir
  5. eu amei esse filme, simplesmente . ja vi-o tres vezes... foi presente que a minha filha Surya me deu.... muito, muito bom.. bjs

    ResponderExcluir
  6. Pedrita.

    Morro de vontade de ver esse filme mas ainda não encontrei nas locadoras perto de casa.

    Bjs.
    Elvira

    ResponderExcluir

Cultura é vida!