terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Chatô - O Rei do Brasil

Assisti no cinema Chatô - O Rei do Brasil (2015) de Guilherme Fontes. É livremente inspirado no livro do Fernando Morais que li há anos. Eu queria muito ver esse filme, acompanhei tudo o que saiu sobre ele. Assis Chateaubriand foi uma figura emblemática para dizer o mínimo. Excêntrico, poderoso, politicamente incorreto, criou um império da comunicação no início da televisão. Começou com um jornal, foi para a rádio, para o início da televisão, criou a famosa revista Cruzeiro. Como não tinham TVs nas casas dos brasileiros importou várias. O filme começou a ser realizado em 1995, parou em 1999 com uma enxurrada de denúncias e finalmente conseguiu ser lançado para a nossa alegria e de todos os brasileiros. Chatô - O Rei do Brasil está difícil de ver em São Paulo desde que estreou. Está em um único bairro de toda a cidade e em duas sessões cada sala. Triste país que não difunde o seu cinema e a sua cultura.

Chatô era um maluco visionário que gastou o que tinha e o que não tinha para levar a cabo as suas ideias. Manipulava, chantageava, articulava e criava. Adorei o filme Chatô - O Rei do Brasil. É igualmente visionário, tudo é extremamente caro, não há economia, típico de idealistas. Grande elenco só com figurões até mesmo em pequenas participações, várias locações, muitos, mas muitos figurantes, alta tecnologia, lindos cenários e figurinos, bela iluminação, deve ter sido um filme altamente dispendioso.
Gostei demais da forma como o filme foi editado. A história de Chatô é muito rocambolesca, muitas facetas, lugares, mas o filme não é esquemático, é ágil, inteligente. Andréa Beltrão interpreta uma personagem ficcional da alta sociedade incorporando características de mulheres importantes na política e nas artes do período. Assis Chateaubriand foi um dos fundadores do MASP. Ele descobriu que obras de arte davam prestígio.

Marco Ricca em entrevistas atuais disse que faria um Chatô diferente. Que bom que o filme pode ser finalizado e ele não fez diferente porque está sensacional. Debochado, arrogante, engraçado. Genial! O elenco todo é incrível, Gabriel Braga Nunes, Paulo Betti como Getúlio, Letícia Sabatella, Leandra Leal, Eliane Giardini, Ricardo Blat, Walmor Chagas e José Lewgoy.



Beijos,

Pedrita

16 comentários:

  1. Eu não senti vontade de ver esse filme de primeira. Mas depois dessa resenha como não ficar doida para vê???? Preciso vê, está bem recomendado demais e não é, pelo lido aqui, uma obra apologética!

    Pandora
    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  2. Jose Lewgoy? mas ele nao morreu a anos?
    Reza a lenda Pedrita, que o Chatô esta na arvore genealógica da minha mãe. Ele nasceu numa cidade do interior da Paraíba chamada Umbuzeiro, e ele tem um dos sobrenomes dos meus bisavós maternos, Bandeira de Mello que também são de Umbuzeiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. chatô foi filmado de 1995 a 1999, lewgoy e walmor chagas morreram antes do filme ficar pronto. antes do embróglio ser resolvido.

      Excluir
  3. Estou curioso para ver o resultado desta novela que durou vinte anos.

    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Oi, Pedrita,

    Também li o livro, do Fernando Morais, e também quero muito ver este filme!

    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Hello querida!
    Gostei da resenha, fiquei curiosa pra vê-lo, valeu!

    Bjs ♥

    ResponderExcluir
  6. Outro dia assisti uma entrevista do Guilherme Fontes sobre o filme e achei-o debochado.
    Sim finalmente o filme saiu e vamos vê quando eu poderei assistir.
    Tenho o livro e quando li achei muito interessante.
    Adoro biografias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. liliane, as entrevistas que vi eu gostei. eu gostei dos dois, livro e filme.

      Excluir
  7. Eu li este livro para faculdade n gostei! bjo http://anaherminiapaulino.blog.uol.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aninha, incrível a história desse grande comunicador. corajoso, inescrupuloso, tudo junto.

      Excluir
  8. Fiquei curiosa em ver esse filme
    Boa noite para você
    Big Beijos
    Lulu
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir

Cultura é vida!