sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Ex_Machina

Assisti Ex_Machina (2015) de Alex Garland no TelecinePlay. Nunca tinha ouvido falar nesse filme, vi que era de ficção científica quando estreou no Telecine, ia ver, mas sem grande pressa. Até que o Marcelo Janot informou no Facebook que era um outro trabalho expressivo da atriz Alicia Vikander de Garota Dinamarquesa. Não tinha visto nenhum dos dois, mas tinha lido elogios a atriz nesse filme que concorre ao Oscar. Então corri pra ver Ex_Machina.

Gostei demais de Ex_Machina. É um filme muito interessante que navega por temas já debatidos, mas traz muitas questões adicionais. Começa com um profissional de uma empresa dizendo que foi o escolhido para um projeto de pesquisa, ele é interpretado por Domhnall Gleeson. Um helicóptero o leva no meio do nada. E ele encontra um prédio. Lá há um pesquisador e seus protótipos de robôs. Um robô é interpretado pela Alicia Vikander e outra por Sonoya Mizuno. E o pesquisador por Oscar Isaac. Como é um projeto de pesquisa, o selecionado pouco pode saber pela segurança. Ele ganha um crachá que só vai permitir que ele ande onde é permitido. Tudo é muito misterioso, mas há lógica nos segredos de pesquisa que validam todos os cuidados.

Os debates são muito interessantes. Além de falar do tradicional poder a um robô, o filme debate muito manipulação. Quem está manipulando quem. O protagonista selecionado é um rapaz bom, quase ingênuo, que tem uma grande dificuldade de descobrir quem está mentindo. O laboratório também é muito interessante, cheio de câmeras. Ex_Machina é um filme relativamente simples, tecnologicamente desenvolvido, mas são poucos atores, alguns cenários. É um filme de ficção científica com foco intelectual, muitas conversas, filosofias, pouca ação. A maior parte do tempo os diálogos são entre três pessoas que em geral estão em duplas, observadas na maior parte do tempo. Muito interessante! Adorei! Com roteiro muito instigante volte e meia estou pensando no tema, nas abordagens, nas questões. Intrigante!

Beijos,

Pedrita

14 comentários:

  1. Geralmente acho um pouco difícil de entender esse tipo de filme, mas o elenco me deixou bem interessada. Gostei muito dessa atriz em A Garota Dinamarquesa. O Domhnall Gleeson é o homem mais perfeito que já existiu na Terra!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bruxa, esse não é muito difícil pq é mais psicológico que tecnológico. fui ver no meu blog e já vi alguns filmes com o domhnall. nesse ele está muito bem.

      Excluir
  2. Fiquei muito interessado pelo filme. Como fã de ficção científica, fiquei bastante interessado em descobrir esse lado mais filosófico do filme.
    Tentarei assistir nesse final de semana.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de reinauguração. Serão quatro vencedores!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tb sou fã de filmes de ficção científica. vc vai gostar.

      Excluir
  3. Comecei a assistir mas é muito complicado para minha cabeça(risos).

    2a feira vou nos Correios colocar sua cx cheia de surpresas. A cx é pequena mas vai cheinha(risos).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. liliane, o roteiro desse até que é razoavelmente simples. bom para quem gosta. muito obrigada querida.

      Excluir
  4. É outro filme que está na minha lista.

    Bjos

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia o filme, valeu a dica
    big beijos

    ResponderExcluir
  6. Mais um filme que vai para minha lista, valeu Pedrita!

    Bjs ♥

    ResponderExcluir
  7. Muito bom esse filme! Obrigado pela visita Pedrita!

    bjus

    ResponderExcluir

Cultura é vida!