quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

O Despertar de Motti

Assisti O Despertar de Motti (2018) de Michael Steiner na Netflix. Eu queria ver um filme diferente e coloquei alemães na busca e veio filmes falados em alemão. Esse tem alguns diálogos em alemão, o diretor é suíço. E Thomas Meyer, roteirista e autor do livro que deu origem ao filme, é alemão. Gostei bastante!

O filme é muito bem construído. No começo, Motti nos relata em imagens o que a família judia ortodoxa quer pra ele. Que ele case com uma judia ortodoxa escolhida pela família e  que tenha muitos filhos. Ele relata também que judeus ortodoxos estão sempre dando conselhos. Que os óculos só são comprados na loja que eles indicam, o carro todos tem igual pelo mesmo motivo. Motti faz faculdade e começa a questionar todas essas obrigatoriedades. Ele é interpretado muito bem por Joel Basman. A colega de faculdade pela linda Noémie Schmidt.

A família tem uma empresa de seguros e o rapaz cuida do seguro de uma mulher riquíssima que tem câncer. Essa mulher ajuda muito sutilmente ao rapaz redefinir a sua história. E lê cartas de tarô pra ele. Ela é interpretada por Sunnyi Melles.

O pai é mais flexível, mas a mãe é muito autoritária e dramática. O pai é interpretado por Udo Samel e a mãe por Inge Maux. Uma graça a jovem que tentam arranjar casamento com o rapaz interpretada por Lena Kalish. Eu não acreditei quando o rapaz aceita o conselho do rabino e vai para Israel ver se lá ele acharia uma esposa judia. Mas é lá que toda a transformação finaliza. Muito engraçada a família judia que misturou a cultura oriental em sua religião, com yoga e meditação.

Beijos,
Pedrita

16 comentários:


  1. Acredito que seja um filme muito bom de assistir...enquanto se mastigam pipocas, lol
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .
    Abraço virtual

    ResponderExcluir
  2. OI Pedrita, eu assisti a esse filme. É ótimo! Eu adorei.
    beijos
    Chris


    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest


    ResponderExcluir
  3. Parece legal. Acho que o Netflix me sugeriu esse filme. Também faço esse tipo de busca por país.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ana paula, acho que iria gostar. a netflix ainda não acertou o meu gosto, mas eu vejo muito filme e série diferente.

      Excluir
  4. Parece interessante. Já vi e já li várias obras que abordam o universo dos judeus (dos mais ortodoxos aos menos).

    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Eu acredito que este caldeirão de duas culturas é interessante de assistir. Obrigado pela revisão.

    Saudações da indonésia

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Pedrita, convivi com poucos judeus, mais Israel é um lugar que eu adoraria conhecer. Obrigado pela dica. Bom final de semana.

    ResponderExcluir
  7. Levo já a indicação.
    Sou fã incondicional de passear por culturas diferentes, diversas e praticar a empatia.
    Esse deve ser bem interessante e apresenta personagens bem construídos.

    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Cultura é vida!