sábado, 9 de novembro de 2024

Em Busca de Mim de Viola Davis

Terminei de ler Em Busca de Mim (2022) de Viola Davis da BestSeller. Eu gosto demais dessa atriz, queria muito ler essa biografia. Essa capa é linda, como ela é linda! Vocês conseguem saber os filmes que vi com ela na #violadavis Depois de ler a biografia tenho procurado filmes e séries com ela. É difícil achar nos streamings filmes dos anos 2000, praticamente desapareceram. Os mais recentes, inclusive séries, eu já vi a maioria.

Nenhuma criança devia passar o que Viola e suas irmãs passaram, fome, miséria, violência. Pai alcoólatra, ele era repetidamente violento com a mãe. Pela miséria elas viviam em um apartamento repleto de ratos. Sem água quente, tinham que lavar as roupas dentro de casa no inverno e vesti-las molhadas para ir a escola, onde eram hostilizadas pela falta de higiene, mas como Viola diz, como tomar banho frio no inverno? Ninguém queria saber da dificuldade delas. Como acontece muito em famílias pobres, os filhos são separados. Uns irmãos ficavam com a avó. A mãe percebe que não estava sendo bom pra eles e os trás, mesmo com tanta dificuldade. A irmã mais velha vem e passa a mostrar as irmãs que se elas querem ter um destino menos miserável que os dos pais, a saída é estudar. Ela passa a ajudar as irmãs na escola. E é um divisor de águas pra Viola que começa a se dedicar profundamente aos estudos.

Logo de pequena Viola já começa a despontar no teatro. Em atividades na escola, em concursos. Nos Estados Unidos tem um projeto de pré vestibular para pessoas desfavorecidas. Jovens vulneráveis não tem as mesmas oportunidades dos que vivem mais confortável e sem fome. Tem acesso a cursos complementares de idioma, esportes, intercâmbio. Esses cursos tentam diminuir essas diferenças. Na Julliard, Viola passa a cursar teatro. Viola faz muitos, mas muitos testes, mas tem uma dificuldade grande de conseguir personagens. É considerada muito retinta e sem sexy apple. Não consigo imaginar que alguém possa não achar linda a Viola. Ela consegue muitos pequenos papéis e começa a ter uma vida com menos privações e ajudar um pouco sua família.

Viola é casada e tem uma filha adotiva. Família linda. Ela e o marido fundaram uma produtora para que ela possa protagonizar filmes, ser heroína, a bela esposa, sem precisar ser recusada em papéis de destaque. 
O livro fala de filmes que amo como Dúvida, Solaris e Histórias Cruzadas.



O livro termina com o protagonismo em Fences, no Brasil como Um Limite de Nós, quando Viola Davis ganhou o seu primeiro Oscar. Tem um vídeo da Viola viralizando onde ela diz que tem o mesmo talento que atrizes brancas como ela, com a mesma quantidade de filmes, mas que ela não tem os mesmos prêmios, muito menos os mesmos cachês.


Beijos,
Pedrita

8 comentários:

  1. Boa tarde de sábado, com muita paz e saúde. Obrigado pela dica maravilhosa. Minha querida amiga Pedrita e guia turística, que sabe tudo sobre São Paulo.

    ResponderExcluir
  2. Efetivamente de antigo cinéfilo, afastei-me do cinema há já vários anos, pelo que nem conheço a atriz.

    ResponderExcluir
  3. Vi a entrevista dela no Oprah, quando do lançamento do livro. Ela Era feia. Ficou bonita. Gosto dela. Beijo,

    ResponderExcluir
  4. Sou muito fã da Viola Davis e quero ler esta biografia dela. Vejo-a como uma atriz maravilhosa e penso que ela também é um ser humano maravilhoso. Nos últimos tempos ela tem estreitado as relações com atores e personalidades negras do Brasil.

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, tb sou muito fã dela. sim, ela fundou com o marido uma produtora pra poder realizar os filmes que quer.

      Excluir

Cultura é vida!