Assisti Dúvida (2008) de John Patrick Shanley na HBO. Eu queria muito ver esse filme. Merryl Streep está maravilhosa, ela faz uma freira que desconfia que o padre toma liberdade com os alunos. O padre é interpretado maravilhosamente por Philip Seymour Hoffman. O filme é delicado, sutil, tudo realmente causa dúvida. Há muitos indicíos, mas nenhuma prova. A personagem de Merryl Streep também é muito rica, ela é severa, aparentemente severa demais, mas há detalhes de carinho em suas atitudes, praticamente imperceptíveis, que nos cativam. Ela esconde que uma freira idosa está praticamente cega, ajuda-a sutilmente, porque sabe que se descobrirem ela será afastada e irá sofrer muito. Há sim uma grande rigidez em seus comportamentos, mas não parece ter atitudes injustas.
Há uma freira que começa a desconfiar do padre, inter-pretada muito bem por Amy Adams. Há diálogos maravi-lhosos, os duelos entre Merry Streep e Philip Seymour Hoffman são excelentes, que atores. Mas há um outro embate com um texto incrível, feito com a Merryl Streep e a personagem da mãe do menino negro, interpretado magistralmente por Viola Davis. Nós ficamos divididos. A mãe expõe uma realidade que parece ser muito pior do que o rapaz passa no colégio. A proteção do padre, mesmo que com suas consequências, parece ser melhor que o rapaz perder a oportunidade de estudar. Tomamos um choque de realidade nesse momento que nos revira por dentro, é um dos grandes momentos do filme. Não significa que eu não ache monstruoso a suspeita de abuso pelo padre, mas que há uma visão muito chocante da realidade de um negro nos Estados Unidos.
Cara Pedrita Embora não tenhamos visto o filme conhecemos a peça que foi encenada em Portugal, uma obra que agarra o espectador do princípio ao fim Beijinhos Paula e Rui Lima
gosto dos seus comentarios sobre filmes.
ResponderExcluirNão tenho a HBO... buáááá´...
ResponderExcluirPedrita respondi seu comentario no post Gatas....
ResponderExcluirDeve ser um filme muito bom. Anotada a dica.
ResponderExcluirBjao
Cara Pedrita
ResponderExcluirEmbora não tenhamos visto o filme conhecemos a peça que foi encenada em Portugal, uma obra que agarra o espectador do princípio ao fim
Beijinhos
Paula e Rui Lima
Oi Pedrita
ResponderExcluirEu também estou curiosa para ver esse filme, eu vi uma entrevista com a Merry na Sky e ela nos deixa com água na boca sobre o filme.
Um beijo!
Oi Pedrita.
ResponderExcluirVocê e um colega de trabalho comentaram sobre esse filme na mesma semana.
Como não assisti ainda, fiquei super curiosa.
Bjs.
Elvira
Oi, Pedrita,
ResponderExcluirNão tinha visto esta crítica. A minha opinião "bate" com a sua, rsrs. Este filme é mesmo excelente!
Beijo
marly, é verdade. nós duas destacamos o embate entre a freira e a mãe. esse post foi há 5 anos. como o tempo passa.
Excluir