terça-feira, 20 de abril de 2010

Austrália

Assisti Austrália (2008) de Baz Luhrmann no Telecine Premium. Queria muito ver esse filme, mesmo as críticas não sendo muito favoráveis. Eu também tinha ouvido que o filme tinha sido patrocinado pelo turismo da Austrália e quando ouvi esse comentário soava um pouco preconceituoso. Acho inocente alguém achar que muitos filmes não tenham outros propósitos que só a arte, não vejo mal algum, muito pelo contrário, um país incentivar a cultura, mesmo que com um viés turístico. O interessante é que apesar de mostrar as belezas naturais australianas que são desbumdantes, Austrália conta um pouco a história do país, que eu adorei conhecer. Não tinha ideia que a Austrália tinha entrado meio que por um acaso na Segunda Guerra Mundial. Após o ataque a Pearl Harbor, os americanos vão atacar os japoneses e na perseguição acabam na Austrália e o país é envolvido parcialmente na guerra e por pouco tempo, já que logo depois com a bomba atômica a guerra acabou.

Achei o filme um pouco longo, mas não a ponto de desgostar. Ando muito mais agastada com os filmes com tempo matemático do que com tempo conforme a arte. Toda a trama acaba contando um pouco a história desse país. Uma inglesa vai buscar o seu marido na Austrália, interpretada muito bem pela Nicole Kidman, assim que ela chega lá ele acaba de ser assassinado. Ela descobre que estavam roubando o seu marido e tenta reverter o processo para não perder a propriedade. Essa personagem cruza então com as histórias das crianças roubadas, aborígenas eram tirados de suas famílias para trabalhar para os ingleses ou australianos, esse roubo durou até a década de 70 e recentemente o primeiro ministro da Austrália pediu desculpas pelo que fizeram aos nativos da terra. Com as histórias dos aborígenas que se unem a personagem da Nicole Kidman, acabamos conhecendo esse capítulo triste da história desse povo. Como perceberam essa personagem se apaixona por um vaqueiro, livre e solto, interpretado pelo belo Hugh Jackman, a liga dos dois é belíssima, lindo e inspirador casal.

Australianos participam do elenco, mesmo não sendo atores, como esse incrível e belo menino da foto interpre-tado por Brandon Walters e o Rei George, por David Gulpilil. Alguns outros do elenco são: Eddie Baroo, Tony Barry, David Wenham, Ursula Yovich e Essie Davis.





From Mata Hari e 007
Beijos,
Pedrita

9 comentários:

  1. Pedrita,
    sempre primeiro eles maltratam, esmagam para depois pedir desculpas,,
    eu não desculparia.
    Deixei um recado para voce na ultima postagem que voce me visitou...

    ResponderExcluir
  2. Oi, Pedrita

    Eu tenho o DVD, mas ainda não vi...to enrolando ha meses. Minhas mãe amou.

    A promoção de aniverario do meu blog tá acabando.....ai, to ansiosa! Quem será que vai ganhar os dois livros???

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Pedrita
    Você não imagina como está sendo bom acompanhar seu blog! Eu precisava de algo assim. Sorte que a encontrei!
    Vou ver o filme. Depois lhe conto minha impressão...
    Um abraço

    ResponderExcluir
  4. Cara Pedrita
    Este projecto a pensar nos Oscars e numa divulgação internacional recebeu financiamentos das mais diversas origens, no entanto tudo terminou com um imenso flop comercial, para mal do cineasta, embora mereça ser descoberto por todos os que gostam de cinema.
    Beijinhos
    Paula e Rui Lima

    ResponderExcluir
  5. respondi teu comentario do ultimo post la no blog.
    gosto muito dos filmes que a atriz deste fiz faz.Nicole Kidman.

    ResponderExcluir
  6. fatima, eu tb não desculparia.

    carla, acho q vai gostar.

    zélia, obrigada.

    ResponderExcluir
  7. Acredita que comecei a assistir em dvd, fui interrompido, e até hoje não retomei? E eu adoro o Baz! Bjos.

    ResponderExcluir
  8. Pedrita, não vi. Confesso que as críticas negativas ( que foram milhares) me deixaram com receio de ver o filme. Adoro o direto e os atores.

    Beijos

    ResponderExcluir

Cultura é vida!