sábado, 27 de dezembro de 2008

O Natal do Menino Imperador

Assisti O Natal do Menino Imperador de Denise Sarraceni na TV Globo. Eu quis ver esse especial porque o protagonista é o ator Guilhermo Hundadze e eu tinha gostado muito do desempenho dele na novela Eterna Magia. Ele é muito fofo! É bem fraquinho esse especial, ainda mais nas referências históricas, mas é bem bonitinho!

A narração é feita pela Fernanda Montenegro. Vocês se lembram que li recentemente As Barbas do Imperador, sobre Dom Pedro II, então percebi claramente os equívocos históricos. Dom Pedro II relutou e enrolou muito para terminar com a escravidão por interesses comerciais. Ele criou duas leis para camuflar a escravidão, mas só quando viajava pelo mundo que a Princesa Isabel, pressionada pelas relações internacionais, acabou efetivamente com a escravidão. Mas não deram auxílio algum aos negros alforriados. Então fica muito ficcional a amizade de Dom Pedro II com um negro. Como disse, O Natal do Menino Imperador é bonitinho como uma história qualquer, acho que tentaram fortalecer a trama transformando-o em rei, e enfraqueceu o especial.
É a história de um menino que o privam da infância, ele tem que estudar tudo o que acham que é necessário, mas não permitem que ele brinque. Até que ele conhece um garoto que vive em um circo. Assim nosso menino começa a subir em árvores, brincar e ser realmente feliz. Esse garoto é interpretado pelo simpático João Ramos. O elenco continua excelente: Aracy Balabanian, Guilherme Weber e Sérgio Britto. Fazem participações pequenas: Carolyna Aguiar, Marcelo Várzea, Luiz Carlos Vasconcelos e aquele menino fofo que gostava de brócolis, o Rafael Miguel. Apesar de nos comerciais mostrarem muito o Reynaldo Gianecchini como Dom Pedro I, ele aparece muito pouco. Se der 3 minutos é muito. Ele aparece para aconselhar o filho em dois momentos em uma única frase. Como ele deve ter participado pouco, só gravou suas falas, ficaram bem artificiais. Mas ele ficou muito bem caracterizado como Dom Pedro I. Os figurinos de Gogoia Sampaio e Rosane Berni Gonçalves são muito bonitos.

Música do post: Carlos Gomes - Quem Sabe (Francisco Petrônio)


Youtube: O Natal do Menino Imperador


Bejios,

Pedrita

6 comentários:

  1. Eu vi este especial, mas confesso que não prestei muita atenção. A tv estava ligada e eu estava com o computador ligado também, então vi sem me prender muito ao que acontecia.
    Eu achei só bonitinho,como vc disse. O protagonista é um fofo!

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Boa-Tarde Pedrita

    Bonita a história, os actores são nossos conhecidos.

    Está tanto frio que hibernei, mas venho só dar o meu olá e deixar um beijinho,
    Isabel

    ResponderExcluir
  3. Pena que não vi. Só pelo elenco e figurino já vale.
    Então, estou louca para ver aqueles filmes nacionais, mas vou esperar até fevereiro. Por agora vou aproveitar para assistir os que estão em cartaz. Gostei de Romance.
    Ainda ganhei mais DVDs com programas e filmes gravados do Canal Brasil.

    ResponderExcluir
  4. Olá Pedrita

    Deixei-lhe uma prendinha no artista maldito, o prémio Dardos, se o quiser aceitar.

    Beijinho
    Isabel

    ResponderExcluir
  5. marion, é só bonitinho mesmo.

    isabel, acredita que fez frio ontem aqui tb? claro que não se compara com o de vcs, mas nós estamos no verão. não conseguia acreditar. obrigada pela prendinha, me sinto lisonjeada.

    camila, eu estou com uns dvds aqui tb na fila pra ver, mas vou deixar pra qd a tv a cabo falhar em bons filmes ou que eu já tenha visto.

    ResponderExcluir
  6. A Globo podia fazer o Natal dos meninos de rua, isso sim, é bem mais atual e está ai todos os dias...viver do tempo do império é viver no museu. Uma época que nao encaixa na nossa história até hoje.

    Beijao

    ResponderExcluir

Cultura é vida!