sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Anahy de Las Misiones

Assisti Anahy de Las Misiones (1997) de Sérgio Silva no Canal Brasil. Uma co-produção entre Brasil e Argentina. Sempre quis ver esse filme. Anahy de Las Misiones é ambientado no Rio Grande do Sul, quando acontecia a Guerra dos Farrapos. Uma família peregrina buscando objetos entre os mortos, para vendê-los entre os exércitos e manter sua subsistência. Anahy de Las Misiones é a matriarca desse grupo, interpretada maravilhosamente por Araci Esteves. O filme é falado em português arcaico e espanhol.

A família é interpretada por Dira Paes, Marcos Palmeira, Fernando Alves Pinto e Cláudio Gabriel. Outros que completam o elenco são: Giovanna Gold, Matheus Nachtergaele, Paulo José, Roberto Bomtempo, Nelson Diniz e o argentino Ivo Cutzarida.
Anahy de Las Misiones ganhou Melhor Filme (prêmio dividido com Miramar), Roteiro (Sérgio Silva e Gustavo Fernandez), Direção de Arte (Luiz Fernando Pereira), Ator (Marcos Palmeira), Atriz (Araci Esteves), Atriz Coadjuvante (Dira Paes), Prêmio Líder e Prêmio Unesco (dividido com O cineasta da selva) no XXX Festival de Brasffiado Cinema Brasileiro, DE, 1997 e Prêmio de Melhor Atriz (Araci Fsteves) no Festival do Cinema Latino-Americano, Trieste, Itália, 1998.


Música do post: Lenço farroupilha



Beijos,

Pedrita

9 comentários:

  1. Gostei muito desse filme quando o vi, aqui no Rio. Aparentemente, não lhe disse muita coisa. Ou estou enganado?

    Um beijo.

    ResponderExcluir
  2. Olá Pedrita!
    O cinema brasileiro esse eterno desconhecido para nós.
    Vamos registando os filmes e os cineastas:)
    Beijinhos e bom fim-de-semana
    Paula e Rui Lima

    ResponderExcluir
  3. Pedrita, eu vi este filme há muito tempo! Gostei bastante na época. Beijos

    ResponderExcluir
  4. Visitinha basica pra desejar um otimo fim de semana..bjuuu

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito deste filme. O Marcos Palmeira está ótimo. O cenário no final é em Aparados da Serra, que visitamos e é lindíssimo!
    Denise

    ResponderExcluir
  6. moacy, gostei sim. não é apaixonante, mas é muito bom.

    paula e rui, esse filme é bastante desconhecido até aqui no brasil. hj a distribuição melhorou um pouco em alguns títulos.

    dê, as paisagens são lindíssimas!

    ResponderExcluir
  7. Aqui no Rio Grande do Sul esse filme é bem conhecido.
    Faz muito tempo que assisti, mas ainda lembro bem, também gostei.

    ResponderExcluir
  8. ooi gostaria de saber o obstaculo final q ela Anahy encontrou, pois não consegui assitir tudo, quem souber me dizer hoje me manda uma email. patydebald@hotmail.com

    ResponderExcluir

Cultura é vida!