domingo, 15 de março de 2009

Negócio da China

Assisti Negócio da China (2008-2009) de Miguel Falabella na TV Globo. Eu amava essa novela, mas o público não gostou, então o autor resolveu mudar e passei a não gostar, virou um dramalhão. Gosto do lado lúdico do autor e drama parece que não é a praia dele, pelo menos no gênero que ele escreveu. Então abandonei por vários meses a novela e voltei a rever no final. Mas como gostei muito de vários aspectos, ainda mais do começo e de alguns personagens, resolvi dividir com vocês.

Eu adoro a Grazi Massafera e ela foi a protagonista. Ela sofreu muito preconceito no início, principalmente do autor, que se desculpou no final vendo a atriz que ela é e vai vir a ser. Eu já tinha adorado o desempenho dela em comédia na novela Desejo Proibido. Infelizmente o núcleo dessa atriz sofreu bastante na novela. Fábio Assunção, com problemas das drogas, resolveu sair da novela e voltar ao tratamento. Inicialmente a possibilidade da volta ficou em aberto, mas no final o autor resolveu que achariam o corpo do Heitor e o ator não voltaria. Minha mãe e acho que todos nós sofremos muito com a luta do Fábio Assunção a esse veneno que são as drogas. E ela ficou desolada que ele não conseguiu voltar. A homenagem que fizeram ao ator no final da novela foi emocionante.

Algo que eu gostei muito em Negócio da China e me impulsionou muito em escrever o post foi o resgate de atores afastados da telinha e a revelação de grandes talentos fora da telinha. Adorava a tia Saudade, interpretada pela ótima Duse Naccarati. Gosto demais das atrizes Bia Nunnes e Luciana Braga, essa segunda estava ótima em seu personagem, mas sua história era chata. Adorava o personagem simpático interpretada pela ótima Thelma Reston.

Adorei o núcleo que lutava kung fu. Lindo o ator que interpretou o verdadeiro Liu, Jui Huang. Ele era o mais fraquinho da turma, mas li que ele é estrangeiro, portanto tinha dificuldade com nosso idioma e isso podia atrapalhar na interpretação. Ele fez um par romântico lindo com a Flor, interpretada pela Bruna Marquezine , que também na trama só tinha 13 anos e deu o seu primeiro beijo na ficção. Ela cresceu tanto durante a novela que ficou uma moça mesmo ainda uma adolescente. Ela participou na última semana do Vídeo Show e comentou que a figurista sofria com as roupas dela, porque ela cresceu muito durante a novela. E os figurinos dela eram outra atração, fofos, inspirados em mangás.

Do núcleo do kung fu, adorei as revelações: Luciana Mizutani, Elder Gatteli e Anderson Lau, que estava ótimo como um vilão insuportável. Completavam o elenco atores que adoro: a doce Fernanda Rodrigues que estava ótima em sua primeira vilã e Ernesto Xavier. Gostei muito das cenas e dos efeitos especiais nas lutas de kung fu. E dos quatro bonequinhos que estavam na abertura e tinham segredos.

Adorava o trio das "colegas" e seus figurinos coloridos como as personagens femininas do Almodóvar: Maria Gladys, Débora Olivieri e Josie Antello. Em alguns momentos a trama delas até que se arrastou um pouco, mas elas eram tão divertidas, que era uma delícia vê-las em cena. Faziam par com elas os atores: Bruce Gomlevsky e Nil Neves , esse eu não conhecia. Gostei muito também da atriz Claudia Netto. Gostava demais do casal formada pelos atores Raoni Carneiro e Renata Vilela, mesmo que subaproveitados na trama. E das secretárias: Elida L. Astorina e Karina Anhê.
Eu e minha mãe adorávamos o núcleo português da trama, mas depois a história deles desandou e não nos agradava mais. Os atores são Carla Andrino, Joaquim Monchique, a divertidíssima Maria Vieira e o gato Ricardo Pereira . Ficou bem chato quando a ótima Claudia Gimenez se somou ao núcleo. Gostava da Semírames, interpretada pela Zezé Barbosa e do Zé Boneco, interpretado por Frederico Reuter, só não achava que ele cantava tudo o que diziam. Somavam a esse grupo os atores lindos e talentosos: Dudu Pelizzari e Juliana Didone. Ele se relacionou com uma atriz que amei, linda e talentosa, a Izabela Bicalho. E a Didone era par romântico com o Thiago Fragoso que fazia um triângulo amoroso com a personagem da Fernanda de Freitas. A história desse trio era muito chata. Adoro a Fernanda de Freitas, mas ela passou a novela com olhos lacrimejantes e vozinha chorosa, sendo que só no final realmente passou por um drama. Em toda a novela ela era uma menina rica, recém-formada, já em um cargo alto, alto salário, uma família razoável, bonita, mas só choramingava. Não convencia tanta tristeza em alguém tão feliz e que tinha tudo.

Haviam outros atores que gosto muito mas estavam em núcleos dramáticos que ficaram cada vez mais chatos durante a trama. Os atores são: Natália do Vale, Herson Capri, Nathalia Timberg, Oscar Magrini, Vera Zimmermann, Francisco Cuoco, Xuxa Lopes, Ney Latorraca, Leona Cavalli, Eliana Rocha, Dalton Vigh, Ioná Magalhães e Rodrigo Mendonça.


Youtube: Teaser Negócio da China de Miguel Falabella





Beijos,

Pedrita

5 comentários:

  1. Bom dia Pedrita, nao conheco muitos dos atores atuais, mas o elenco mais antigo que conheco sao ótimos.

    Apesar de ter a TV Record por aqui, sabe que nunca assisto novelas? Já quase nao assistia no Brasil, nunca gostei muito. Assistia de vez em quando um capítulo ali outro aqui, mas nao tenho paciência com coisas que me possam prender por meses a fio sentada no sofá.
    Hoje em dia qdo assisto tb de vez em quando uma novela feita aqui, eu digo: Ai meu Deus; porque eles nao compram novelas brasileiras, ahahahhahaha!!!

    Boa semana

    ResponderExcluir
  2. eu pouco vi, pois não tenho o aparelho de TV em casa, mas seus comentarios são perfeitos, assim tbm penso eu.
    gostava da trama, o problema eh que a globo acostumpu os telespectadores a serem viciados na luta do bem contra o mal de forma simploria e quando a trama sai deste vicio, a turma chia...

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem? Negócio da China não vai deixar grandes saudades para mim.. Passou e tal... Não foi ruim.. Foi apenas morna... Sem grandes emoções.. O melhor capítulo da trama toda foi o penúltimo.... Bjs, Fabio www.fabiotv.zip.net

    ResponderExcluir
  4. Pedrita, eu fiquei entusiasmada com novela no começo, tanto por causa da Grazi e por causa do Falabella. Mas a novela não foi boa, e depois só piorou. Uma pena. Agora no final eu não assistia mais, vi apenas o último capítulo.

    Ah, adorava a história da portuguesa com o Zè boneco!

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. georgia, eu consigo ver bem as novelas das 18hs, é a hora que dou uma pausa no trabalho, se tem muita coisa retorno, se tenho evento saio logo depois. em outros horários já perco muito então prefiro não ver.
    gosto de algumas novelas da record, mas ainda prefiro as da tv globo e as do horário das seis.

    olho do pombo, negócio da china inovou em algumas questões. mas ainda é pouco realmente.

    fabio, eu vou ter saudades de alguns personagens.

    marion, eu tb gostava dessa história.

    ResponderExcluir

Cultura é vida!