domingo, 19 de dezembro de 2010

O Banheiro do Papa

Assisti O Banheiro do Papa (2007) de César Charlone e Enrique Fernándeno Max. É outro filme que queria muito ver quando esteve nos cinemas, foi muito elogiado, mas não consegui. É uma co-produção entre Uruguai, Brasil e França. Eu gosto muito que o HBO-Max passe esses filmes que quis tanto ver nos cinemas e não são tão fáceis de encontrar. Relata a vida de uma cidade pequena no Uruguai na época da vinda do papa ao Brasil e ao Uruguai. A cidade acompanhou pela televisão a multidão que acompanhava essa visita ao Brasil. A cidade é muito pobre e resolveu ganhar algum dinheiro com a multidão. O filme mostra a cidade se mobilizando para receber o papa e a multidão.

Muitos da cidade vivem do contrabando na fronteira. Eles vão de bicicleta buscar produtos para abastecer os pequenos mercados da cidade. Se eles passam na fronteira os produtos são confiscados, se eles passam ao lado, raramente são pegos. Só se um vai de vez em quando de carro pará-los. Todo mundo sabe, faz vista grossa, só agem se passam pela fronteira. O filme foca em uma família, o pai sonha ter uma moto para carregar mais produtos. Ele que sonha fazer  O Banheiro do Papa. Na verdade ele pensa mais na multidão. Ele tem um banheiro de madeira precário, resolve construir um melhor e cobrar. Um vende a casa pra comprar duas vacas,outros  compram máquina pra fazer linguiça, fazem muitos pães, doces, comidas, mas o Papa vem perto mas não vai até a cidade. O Banheiro do Papa é um filme sensacional,  mereceu todos os elogios que li. O Banheiro do Papa ganhou  prêmio de Melhor Roteiro no Festival de Cinema Latino-Americano de Huelva, entre outros prêmios.

Alguns do elenco são: César Troncoso, Virgínia Mendez, Virgínia Ruiz, Mario Silva e Henry de Leon




Beijos,

Pedrita

5 comentários:

  1. Oi Pedrita.

    Assisti esse filme no cinema e gostei bastante.

    Bjs.
    Elvira

    ResponderExcluir
  2. Pedrita, eu sempre achei o nome de filme muito engraçado. Preciso vê-lo. Só agora, depois de ler o seu post, que realmente fiquei sabendo qual era o assunto do filme.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. A Marion tem razão, o nome do filme é mesmo engraçado. Eu vi no cinema e gostei muito, é um ótimo filme, vale a pena vê-lo. Boa lembrança, Pedrita. Beijos, bom final de domingo

    ResponderExcluir
  4. Vou tentar assistir novamente. Quando assisti a primeira vez larguei logo no começo, acho que eu estava cansada. Eu tenho o DVD. Beijos e boa semana!

    ResponderExcluir
  5. nossa, esse filme fez sucesso.

    elvira, vc mora mais perto dos cinemas q passam filmes mais alternativos. não vejo a hora do metrô inaugurar.

    marion, eu tinha visto o trailer e ficado com muita vontade de ver.

    ana maria, ai, eu queria ter visto no cinema.

    camille, vc vai gostar.

    ResponderExcluir

Cultura é vida!