quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

60 Anos de Novelas

Assisti o especial 60 Anos de Novelas no Globo Repórter da TV Globo. Glória Maria e Sérgio Chapelin apresentaram o programa que pincelava um pouco do que foram esses 60 anos de novelas. Foi curto, deixou vontade de mais, mas adorei. Falaram das primeiras novelas ao vivo, entrevistaram alguns atores: Tony Ramos, Glória Pires, Francisco Cuoco, Lima Duarte, Regina Duarte, Marília Pêra, Camila Pitanga e Mariana Ximenez. Falaram do primeiro beijo técnico com a atriz que o protagonizou. Regina Duarte lembrou cenas que marcaram como a da troca dos bebês. Mostraram as duas versões de O Astro. Falaram de quando as novelas começaram a colocar temas sociais em suas tramas. Da época que uma novela dava 100% de audiência, qunado haviam poucos canais de televisão e poucos programas.

Mostraram cenas de novelas que marcaram história como Pecado Capital, A Moreninha, Escrava Isaura, Dancing´ Days, Roque Santeiro que atualmente reprisa no Canal Viva, Irmãos Coragem. Mostraram o Projac, falaram com as costureiras, figurinistas. Falaram de como os efeitos especiais ajudam hoje na magia. As tramas com gêmeos. E claro, mostraram trechos da belíssima Cordel Encantado. Foi um programa curto e ainda não consegui ver se o Vídeo Show passou mais sobre o programa, já que imagino que eles devam ter entrevistado muita gente, mas precisaram editar pra caber no horário. O Globo Repórter costuma reprisar na GloboNews. Enfim, foi um programa que já começou com saudades. Há várias matérias sobre o programa no site da TV Globo, com trechos em vídeos. José Armando Vannucci também fez um programa em vídeo para a internet sobre os 60 Anos de Novelas, com entrevistas de arquivo da Jovem Pan.

Beijos,
Pedrita


4 comentários:

  1. Olá, intressante esse tema e o amor confesso pelas novelas. Já vi muitas novela mas fui me desencantando. Hoje prefiro os seriados que muitas vezes (99%) são americanos.
    Acho que a qualidade das nossas novelas cairam muuuuito mas ainda somos os melhores nesse ramo!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Perdi um programa imperdivel! Sera que passa outra vez? Pelo visto voce tb adora novelas. Eu adoro. Se tem uma coisa que o brasileiro pode se orgulhar é a produção de novelas. Os textos das novelas as vezes fazem criticas interessantes a polica e aos costumes sem que a gente nem note. Os nossos atores sao muito, muito bons ne? Tenho o maior orgulho da Gloria Pires por exemplo, como se fosse patrimonio nacional.
    Adorei o novo lay-out do blog.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Pedrita, este programa me emocionou muito. Quando passaram a abertura de Estúpido Cúpido eu fiquei com os olhos cheios d'água! Foi a primeira novela que eu gostei na vida.


    Podiam fazer uma série de reportagens. Seria ótimo!

    beijos

    ResponderExcluir
  4. camila, eu prefiro produtos brasileiros, não só por apreciar o q o brasil faz, mas pq tenho maior identificação. e acho q as novelas abordam bem mais temas q os seriados enlatados.

    camille, sou como vc, amo novelas. atualmente não estou seguindo nenhuma, mas sempre xereto. eu adoro mudar layouts.

    marion, até esqueci de mencionar estúpido cupido, eu me emocionei com a cena de fascinação, como gostava dessa novela.

    ResponderExcluir

Cultura é vida!