quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Corações Sujos

Terminei de ler Corações Sujos (2000) de Fernando Morais. Minha irmã que me emprestou esse livro que queria tanto ler. Fiquei felicíssima de saber que ela tinha essa obra. É uma bela edição da Companhia das Letras.O livro parece bastante extenso, mas há várias fotos, letras grandes, páginas sem nada que a leitura vai rápido. É linda a edição, mas eu particularmente prefiro melhor aproveitamento de papel e também imagino que se o livro for menor, melhorá o custo e aumentará o número de pessoas que possam adquiri-lo. Já existe uma edição econômica. Esse livro ganhou Prêmio Jabuti de Melhor Reportagem em 2001. Há um filme que já circula e faz sucesso pelos festivais, não vejo a hora de estrear nos cinemas. Já há o site do filme e novidades no facebook.

Eu não costumo ler nada antes de ler, imaginava que Corações Sujos falasse dos imigrantes japoneses, mas não tinha ideia que no Brasil tinha tido o Shindo Rimei, um grupo que matava japoneses traidores, e para serem considerados traidores bastava eles discordarem que o Japão tinha saído vencedor na Segunda Guerra Mundial. Esses traidores eram os Corações Sujos. Claro, haviam outras questões que os faziam traidores, que realmente eram atitudes traidoras quando eles ajudavam a polícia traduzindo os depoimentos. O Brasil não ajudou nem um pouco nesse processo. Getúlio Vargas proibiu escolas japonesas, que viessem jornais do Japão, que ouvissem rádios do Japão, que eles cultivassem sua cultura. E esses fatores ajudaram e muito na crença de que era mentira que o Japão perdeu a guerra. A forma para prendê-los era tão insana como as dos adeptos do Shindo Rimei, bastava um japonês não acreditar que o Japão perdeu a guerra e era preso. Chegou uma hora que as prisões estavam lotadas de japoneses e os crimes dos adeptos do Shindo Rimei continuava.



Sempre me surpreendo o quanto estudamos pouco sobre a história desse país, o quanto conhecemos pouco de nossa história. Fico feliz que surjam livros que tentem diminuir um pouco essa nossa alienação histórica. Corações Sujos relata o número aproximado de japoneses que vieram ao Brasil em várias levas.

Trechos de Corações Sujos de Fernando Morais

“A voz rouca e arrastada parecia vir de outro mundo.”

“Nos primeiros sete anos de duração do acordo entre os dois países, o Japão despachou para o Brasil mais 3434 famílias – ou 14 983 pessoas. Com a eclosão da Primeira Guerra Mundial, em 1914, o fluxo migratório adquire um ritmo vertiginoso: entre 1917 e 1940 mais 164 mil japoneses se mudam para o Brasil, sendo que apenas 25 por cento deles tomam o destino do Paraná, de Mato Grosso e de outros estados. A maioria decide radicar-se em São Paulo.”


Hoje é um dia  muito especial para o Mata Hari e 007, esse blog comemora 10 anos de existência. Dez anos que eu aproximadamente posto a cada dois dias sobre a minha vida cultural. O 007, meu amigo, apareceu muito esporadicamente nesses dez anos. Gostei de comemorar com um post de um livro tão importante, e que resgata um pouco da história desse país e que seja um post sobre algo do Brasil e brasileiro. Tenho orgulho de ser brasileira mesmo com todas as dificuldades de viver nesse país tão corrupto. 

Beijos,
Pedrita


8 comentários:

  1. Parabéns pelo decênio do blog.

    Gostei demais de Corações Sujos. Limpei a minha garganta muitas vezes durante a leitura,rs...

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelos dez anos do blog, Pedrita! Ele tem influenciado muito a minha vida, voltei a ler depois que peguei hábito de passar por aqui. Passei a ver mais filmes bons seguindo suas indicações. Adoro o seu blog e já passei o endereço dele para mais de uma pessoa, que também virou fã.Beijos e longa vida à Mata Hari e 007!

    ResponderExcluir
  3. enaldo, tb fiquei incomodada em vários momentos.

    anamaria, vc tb tem me influenciado a ser mais atenta as artes plásticas.

    ResponderExcluir
  4. Pedrita, PARABÉNS!!!! Sou dão do seu blog e sua dedicação me inspirou para eu me dedicar mais ao meu blog!


    Beijos e muitos e muitos anos de vida para o blog!

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Corações Sujos é um de meus livros prediletos.
    Parabéns pelos 10 anos no ar.
    Denise

    ResponderExcluir
  6. marion, obrigada.

    dê, é incrível mesmo.

    ResponderExcluir
  7. querida pedrita das couves, parabens pela data comemorativa! venho acompanhando silenciosamente seu blog pelos últimos 10 anos. e posso dizer que foram 10 anos de sucesso. que sigam agora mais 10 anos de muitas alegrias e cultura germinando em nossas almas!!! muitos beijos, freebee

    ResponderExcluir
  8. fribi, quanta honra, mas vc pelo jeito é outro fribi, pq o do banner é o freebee. hehe. beijos saudosos

    ResponderExcluir

Cultura é vida!