quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Hilda Furacão

Assisti em DVD Hilda Furacão (1998) de Glória Perez. Direção geral do Wolf Maya. Eu queria muito ver essa minissérie da TV Globo, minha mãe que me emprestou o DVD. Ana Paula Arósio não só está deslumbrante, como excelente, novinha de tudo, bem como Rodrigo Santoro que interpreta o Santo. O texto é baseado no livro de Roberto Drummond, um jornalista que misturava realidade e ficção em suas obras. Gostei muito do texto e do quanto quebrou paradigmas. Hilda é de uma família tradicional, está prestes a se casar No dia do seu casamento ela, de noiva, resolve conversar com o noivo e ele fala tantas barbaridades para ela, que ela desiste. A família está indignada e ela ouve que eles vão interná-la em uma casa para loucos para poderem justificar o ato da filha e ficarem bem com a sociedade. Ela resolve fugir então, ainda vestida de noiva,. Pede para descer do carro no único bairro que não conhece ninguém, a zona boêmia. Umas semanas depois começa a se prostituir e se torna uma das mulheres mais desejadas do país. Apesar de quebrar alguns paradigmas, tem um lados artificiais. Hilda Furacão mostra o glamour da profissão. Durante a minissérie as moças não pegam doenças, não apanham dos clientes e nem engravidam. Tudo é mágico e bonito.

Com o tempo ela acaba se apaixonando por Santo. Santo foi um rapaz que foi criado para ser santo pela egoísta mãe que só queria ser mãe de um santo e educado por um padre narcísico que desejava ser o mentor do santo. Tanto o padre como a mãe só queriam a realização social sendo eles os mentores de um santo. Criam esse rapaz em um redoma. Ele conhece Hilda e começa a se penitenciar. É só o que o rapaz faz, olhar para o próprio ego, só pensar em si mesmo. O padre é intepretado brilhantemente pelo Paulo Autran e a mãe pela Zezé Polessa. Enquanto Hilda ajuda efetivamente as pessoas, luta por elas, Santo só pensa nele mesmo.

Outra trama que quebra paradigmas é a do Thiago Lacerda, novinho de tudo. Ele se apaixona pela personagem da Teresa Seiblitz, precisam fugir de um homem mais velho e rico, que dorme com meninas menores de idade e virgens. Esse casal vai  viver longe de tudo e de todos. Estão muito felizes, até que ela resolve se casar com o homem rico para ter uma vida confortável. Só não entendi porque ele ainda a queria, já que não era mais tão jovem e não era mais virgem. E nem porque depois continuou com ela por muito tempo. Rosi Campos está maravilhosa como a Tomba Homem. Matheus Nachtergaele surpreendente como o Cintura Fina. Danton Mello está ótimo como o jornalista comunista e novato. O elenco continua incrível: Paloma Duarte, Guilherme Karam, Ricardo Blat, Sérgio Loroza, Mara Mazan, Arlete Salles, Anselmo Vasconcellos, Tatiana Issa, Caio Junqueira, Eliane Giardini, Chico Diaz, Walderez de Barros, Eva Todor, Stênio Garcia, Carolina Kasting, Cininha de Paula, Cláudia Alencar, Ivan Cândido, Carlos Gregório, Daniel Boaventura, Débora Duarte, Marcos Frota, Marcos Oliveira, Tarcísio Meira e Paulo Bonfim. A trilha sonora e os figurinos são lindos.
Beijos,
Pedrita

5 comentários:

  1. Olá, tudo bem? Eu assisti a minissérie em 1998 hehe.. Lembro muito bem.. Uma pena a TV Globo ter desistido de investir em minisséries.. Atualmente produz microséries... Bjs, Fabio www.fabiotv.zip.net

    ResponderExcluir
  2. Eu lembro dessa minissérie, como você diz todos novinhos e mais bonitos ainda. Muito bom rever novelas, minisséries, coisa da TV que ficaram pra trás, essa ideia dos DVDs é excelente, antes eram só filmes, hoje podemos ver até aquilo que não era do nosso tempo.

    ResponderExcluir
  3. Ah, essa cor de fundo do blog tá linda. Me parece que estou num cinema ou num teatro e que as cortinas vao se abrir.

    Perfeito.

    BJao

    ResponderExcluir
  4. fabio, tb sinto da globo não investir mais em minisséries. acho q poderiam fazer cada uma do tamanho q puder ser dependendo do q forem contar. acham que o público não irá gostar de minisséries muito longas, mas daí a fazer minúsculas. nada a ver.

    ruby, agora estão parando de fazer os dvds, infelizmente.

    georgia, q bom q gostou do layout.

    ResponderExcluir

Cultura é vida!