domingo, 30 de agosto de 2015

Trash

Assisti Trash (2014) de Stephen Draldy no Telecine Premium. Estreou na semana passada na tv a cabo e por sorte eu coloquei pra gravar já que tinha um evento. Esse filme não entrou no TelecinePlay. Eu queria muito ver esse filme quando esteve em cartaz nos cinemas. Vi algumas matérias e queria muito ver. É absolutamente incrível por vários aspectos! Primeiro, é um filme de suspense muito bem realizado, ficamos agoniados o tempo todo. Segundo, por ser um grande filme social, sem ser panfletário. Me assustou o realismo do filme. E terceiro porque os meninos não-atores arrasam. Trash é baseado no livro de Andy Mulligan.

O filme é desses meninos. O roteiro é muito inteligente. Wagner Moura aparece muito pouco. Antes de ser pego ele joga uma carteira em um caminhão de lixo. Um desses meninos acha no lixão, pega o dinheiro, divide com o amigo e guarda a carteira. Vai olhar depois com calma e descobre que a polícia está atrás da carteira. Selton Mello faz um policial que oferece pagar mil reais pela carteira. Os meninos vivem no lixão e não consideram a polícia parceira e desconfiam. Se um policial quer tanto por uma carteira, algo deve ter. Se juntam aos dois amigos um outro que mora no esgoto. E que meninos inteligentes. Eles vão desconfiando e investigando, vão ao computador, e vão descobrindo os mistérios e cada vez mais se colocando em perigo. Os meninos arrasam: Rickson Tevez, Eduardo Luis e Gabriel Weinstein. Os três meninos não eram atores. Eles foram achados em lugares diferentes, em escola de samba e na Rocinha. Trash mostra o triste destino de crianças sozinhas que ficam completamente desprotegidas por não terem quem lute por eles. Tantos filmes que mostram como os órfãos viviam no passado, Trash mostra que pouco mudou a vida de quem não tem reclame por eles.
Lindos os princípios desses meninos, a solidariedade. Dão um banho de cidadania. No lixão um padre e uma ativista os ajudam e são interpretados por Martin Sheen e Rooney Mara. O político por Stepan Nercessian. Muitos atores fazem participações: Teca Pereira, Nelson Xavier, José Dumont, Leandro Firmino da Hora, André Ramiro, Charles Paraventi, Júlio Andrade, Enrique Dias, Jesuíta Barbosa, Adriano Garib e Gisele Fróes.
Beijos,
Pedrita

16 comentários:

  1. Ontem mesmo na TV a cabo tava vendo uma entrevista sobre o filme, mas ainda não o assisti.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Pedrita.
    Não conhecia esse filme, mas a premissa me atraiu. Gosto de filmes que carreguem essa leitura de mundo mais aguçada. Vou conferir.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de agosto. Serão dois vencedores.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Pedrita,

    Achei bom saber da sua opinião sobre este filme! Estava quase decidida a não vê-lo por causa do mote: "a esperança vem do lixo", achando que era mais um dos filmes que apelam/glorificam a miséria dos chamados países do 3º mundo, rsrs.

    Beijoca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, eu tinha um certo receio desse olhar sobre a miséria, mas as entrevistas que vi antes me animaram. é muito bom.

      Excluir
  4. Ainda está na minha lista para conferir.

    Bjos

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho esse livro aqui, estou me coçando para ler entre o medo de um final triste e a ansiedade por saber que deve ser uma história muito muito muito boa e que vale muito a pena, sua resenha só aguçou minha vontade de ler Trash!

    Pandora
    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pandora, o roteiro do filme é otimista. não sei o do livro.

      Excluir
  6. OI...quero mt ir ver o filme da Regina Casé....será q é td isso q falam? O q vc acha...este filme q vc falou aqui fiquei curiosa...bjo http://anaherminiapaulino.blog.uol.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Resenha maravilhosa amei a dica do filme por que ainda não assisti, tenha uma semana abençoada.
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=EgeQXJjUpSQ
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Cultura é vida!