sábado, 13 de setembro de 2014

O Rebu

Assisti O Rebu (2014) na TV Globo. Sempre tinha ouvido falar no outro O Rebu (1974) que tinha texto de Braulio Pedroso. Diziam que tinha sido inovador. Uma novela em dois únicos dias.  Fiquei encantada quando soube que iam fazer uma série baseada nessa história. A livre adaptação foi de George Moura e Sérgio Goldemberg. A direção foi de José Luiz Villamarim.

Após o começo de O Rebu, saíram matérias sobre o anterior. Há pouco do Rebu do passado. Abertura, algumas fotos, alguns trechos. O incêndio nos estúdios da TV Globo em São Paulo destruiu quase tudo, que pena. Não há como ter alguma reprise. Adorei esse O Rebu. Tudo impecável, fotografia, direção, figurinos. Adoro as atuais ágeis edições. A Marion e a sua amiga comentaram que adoravam quando os personagens contavam de um jeito para o policial, mas o flashback mostrava algo totalmente diferente. Realmente muito inteligente.

A Marion inclusive fez um post sobre a internet na festa. Realmente a atualização da trama foi ótima. A ricaça sempre de helicóptero, emprestando um helicóptero para vir mais rápido. Os selfs, os comentários da festa na internet. Os primeiros capítulos foram sobre a festa. A trilha sonora também era incrível.

Gosto demais do elenco. Na primeira versão o personagem da Ângela era um homem, gostei de ser uma mulher e interpretada pela enigmática Patrícia Pillar, que atriz. Possessiva, manipulava a filha adotiva, interpretada por Sophie Charlotte que arrasou. A cena das duas discutindo no capítulo final era impressionante. O assassinado foi interpretado pelo ótimo Daniel Oliveira. Maria Flor também teve uma grande personagem, casada com o jornalista doente interpretado por Júlio Andrade. Ela cuida do marido, mas não resiste ao assédio do Kiko, interpretado por Pablo Sanabio e vive uma vida dupla.

Os figurinos belíssimos tinham Patrícia Veiga como editora de moda. A maioria dos figurinos eram preto e branco, nude, cinza, raramente tinham cor. Adorava vários: os dois vestidos da Sophie Charlotte na festa, os dois da Cássia Kiss, a roupa da Ângela, o vestido da Camila Camargo, as camisas da promoter interpretada por Mariana Lima. Foi uma série de mulheres fortes, determinadas, nem sempre corretas. Adorei a força feminina da série. E da insinuação de romance entre elas. Ficava no ar, se era carinho feminino de amizade, ou algo mais.

 O casal que mais gostava era o do Alain com a ricaça descontraída Maria Angélica. Ele foi interpretado por Jesuíta Barbosa e ela por Camila Morgado. Todos na festa beberam muito, ela só queria se divertir, promoveu inclusive em um dos quartos um romance a três. A terceira foi interpretada por Bianca Muller. Ele um ladrãozinho barato que penetrou na festa com um convite roubado para roubar um pouco mais. Ela uma ricaça alegre. 

Adorei também o personagem do Cesar Ferrario e da possibilidade de romance dele no futuro com a promoter. Ele um ex-presidiário, ela uma mulher que usa drogas. Outros personagens que adorei foram a Betina (Laura Neiva), adoro essa atriz, Zé Maria (Val Perré) que era apaixonado pela Vicky (Vera Holtz).

Os protagonistas masculinos eram interpretados por José de Abreu e Tony Ramos. Assustador o Braga que apesar de saber que tinha pouco tempo de vida, perde tempo com tanto ódio e querendo manter a reputação e o seu dinheiro. O Rebu fez uma crítica a futilidade da alta sociedade, que vive de aparências. Essa versão denunciou muito a corrupção e escancarou jogos de poder.

Os policiais eram interpretados por Marcos Palmeira e Dira Paes. Michel Noher  fez sua primeira novela no Brasil interpretando um piloto de carros de corrida argentino, ele é filho de Jean Pierre Noher que interpretou o chef de cozinha. Alguns outros do elenco são: Bel Kowarick, Rodrigo Rangel, Ana Cotrim, Eucir de Souza, Hossen Minussi, Cyria Coentro, Marcelo Torreão, Elea Mercurio, Claudio Jaborandhy, Antonio Fabio, Nikolas Antunes e Deto Montenegro. Vinícius de Oliveira fez uma pequena participação.

O horário é muito difícil pra mim, difícil ficar acordada e ficou pior quando começou o horário eleitoral, porque passou a começar uma hora mais tarde, foi quando também intensificaram as matérias de queda no ibope, esse pode ter sido um dos fatores. Concordo que poderia não ter sido tão esticada, mas não concordo com o José Armando Vannucci que poderia ter a metade dos capítulos. Dos 30, se tivessem 20 ficariam melhores. Outro fator que me incomodava foi o tempo dos capítulos, muito curtos. Eu ficava acordada e acabava logo, me sentia enganada. Gostei que passaram segunda e terça, quinta e sexta, pulando a quarta-feira. Esperar acabar o futebol que não tem horário certo para acabar é insuportável. E em outras séries descobrir que pelo atraso do jogo não ia mais ter a série era mais insuportável ainda.



Beijos,
Pedrita

15 comentários:

  1. Pedrita, foi mesmo uma novela impecável! Eu acho que a duração da novela foi correta também. Não teve enrolação, o timing do roteiro foi perfeito. Adorei a dinâmica do tempo presente com os flashbacks.

    As trilha sonora foi primorosa. Cada música , uma emoção!

    Eu adorei também o casal Allan e Maria Angélica. Pena que ele foi embora, foi um casal apaixonante.

    Gostei também que ali ninguém era santo, todo mundo lidava com seus pecados e seus demônios particulares.

    Você não falou do Severino! Adorei o Severino, o matador com jeito simpático e eficiente. Foi contratado pra matar e matou. Demorou , mas matou.

    Da Maria Flor nem preciso comentar, sou apaixonada por ela. Ela estava ótima! :)

    Eu ainda vou postar sobre O Rebu. Ah, eu via tudo gravado. Só ontem que vi 'ao vivo", tomei café pra conseguir ficar acordada. Ia muito tarde mesmo.

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tb fiquei com pena da separação do casal allan e maria angélica. realmente todo mundo ter seus pecados foi muito bom. não falei do severino pq não me identifiquei com o personagem, achei um pouco caricato. mas mencionei o ator no elenco. eu vejo bastante trabalhos com a maria flor, tem até uma tag com o nome dela aqui no blog. eu preciso me programar para comprar uma tv que grava.

      Excluir
  2. Por mais bem cuidada que sejam as produções das novelas atuais, não tenho a mínima paciência para acompanhar este formato.

    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Amei a ideia da novela, sua desventura de roteiro. Porém, terei que esperar o dvd para aproveitar.

    A versão clássica eu conhecia apenas por ter trilha do Raulzito.

    Ansioso para assistir no dvd.

    abs

    ResponderExcluir
  4. Acredtias que não consegui assistir um só capitulo de Rebu!! Durmo muito cedo, não aguentava ficar acordada para assistir. Uma pena, pois as chamadas me deixaram com muita vontade de ver.
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. adriana, tb tinha muito sono. e as chamadas foram excelentes tb.

      Excluir
  5. Justamente por causa do horário eu não consegui acompanhar! E muita gente tb, mas do pouco que vi eu concordo com vc, o elenco estava ótimo (Patrícia Pilla realmente sempre arrasa), a fotografia linda, uma história interessantíssima, com um final (pq eu vi o final kkkkk) incrível!!

    Bjs, Michele

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. michele, não vejo final de suspense de algo que não vi e vi roendo as unhas para conhecer a obra toda depois.

      Excluir
  6. te respondi no blog abrkdbra....
    e afinal quem matou o morto?

    ResponderExcluir
  7. Pedrita,
    Assisti a novela toda, achei sensacional e ao mesmo tempo surpreendente.
    Big beijos
    Lulu
    Lulu on the Sky

    ResponderExcluir
  8. A gente pode assistir por aqui, antes do DVD.

    ResponderExcluir

Cultura é vida!