O Conto da Princesa Kaguya é baseado no conto O Conto do Cortador de Bambu do Século X e é muito, mas muito triste. Uma família camponesa vive do bambu. Eles fazem objetos de bambu e vendem. Um dia nasce do broto de bambu uma princesa. O casal já idoso fica encantado e a criança cresce muito rápido.
Ela vive com as crianças da região. Mas quando cresce o pai acha que ela deve viver como uma princesa. Com o ouro que ganha dos bambus compra uma bela casa na cidade e ela passa a ter aulas. Passa a ser cortejada nos costumes japoneses.
Ela fica infeliz demais e pede que a lua a leve de volta. Há várias músicas tradicionais. Muitos subtemas sobre pobreza, riqueza, avareza, mentira, natureza, morte, é muito, mas muito rico. Mas muito, muito triste.
Beijos,
Pedrita
eu adoro os contos japoneses e chineses. não os classifico como tristes. são reais. os contos de fadas ocidentais, sim, são tristes e mentirosos.
ResponderExcluirfatima, acho que é simplista generalizar. afinal a menina nasceu de um broto de bambu, cresceu muito rapidamente e voltou voando pra lua. então isso é mentira. acho que independe do conto e do país ser bom ou ruim.
Excluir✿゚ه° ·.
ResponderExcluirSão lindos, muito lindos... melhores do que os dos "super heróis" que estamos acostumados.
São lições de vida e sempre ensinam.
Boa semana, com tudo de bom!
Beijinhos.
⎝❀ه° ·.
inês, acho q independem. contos são bons ou ruins em qq país.
ExcluirUm amigo meu me falou tanto sobre o Conto do Cortador de Bambu que inspirou o filme que comprei o livro acredita?!? Mas ainda não assisti ao filme. Preciso fazer isso!
ResponderExcluirJaci
O Que Tem Na Nossa Estante
jaci, eu fiquei com vontade de ler o conto. acho q vc vai amar a animação.
ExcluirNão curto muito anime.
ResponderExcluirBig Beijos
Lulu on the Sky
YT - Meu Canal
lulu, é verdade.
ExcluirOlá Pedrita!
ResponderExcluirEu te agradeço por essa resenha que é um presente <3
Mitologia/Lendas são minha especialização em História e esse é um dos contos mais lindos da cultura japonesa <3
A Princesa da Lua é tão mágico que a gente pode "sentir" as cores do outono que tingem o céu!
E a narrativa é tão encantadora que a tristeza cede lugar para a delicadeza e a simbologia que envolve o Monte Fuji de maneira transformadora e mágica.
Fantástica a sua resenha e os vídeos que vc compartilhou me emocionaram bastante <3
Nossa eu vou procurar o filme ainda hoje, só li o livro, não assisti a animação.
Bjs Luli
Café com Leitura na Rede
luli, que bacana. adoro história. contos. é lindo o conto, mas triste demais. não consigo abstrair dessa forma. acho q vai amar o filme, foi muito premiado.
Excluir