sábado, 11 de abril de 2009

O Violino

Assisti ao filme mexicano O Violino (2005) de Francisco Vargas no Telecine Cult. O roteiro é do próprio diretor e esse é o filme de estreia dele. Desde que tinha lido no blog do Marcelo Janot e visto a chamada no Cult quis ver. Agora consegui! É um filme incrível, diferente, inteligente e triste. No site do Janot tem o vídeo onde ele explica melhor o filme que eu. Como o Janot diz no vídeo, O Violino pode ser ambientado em qualquer época e em qualquer país latino-americano que tenha passado por um regime ditatorial.

Os soldados invadem uma aldeia onde acreditam que tenham revolucionários. Expulsam mulheres e crianças de suas casas e predem a mulher e a filha de um morador. O violinista é pai desse morador. O diretor escolheu o ator Don Angel Tavira quando conheceu esse violinista que não tem uma das mãos. Esse violinista começa a ir nessa aldeia e toca para os soldados. O Violino é um filme delicado e violento. Muito bonito! Com poucos diálogos, muitos silêncios e muito triste!

Alguns outros do elenco são: Gerardo Taracena, Dagoberto Gama e Mario Garibaldi.

O Violino ganhou vários prêmios: Melhor Ator (Don Angel Tavira) na mostra Un Certain Regard, no Festival de Cannes, Menção Especial, no Festival de San Sebastián. 5 Kikitos de Ouro no Festival de Gramado, Melhor Filme Latino-Americano, Melhor Filme Latino-Americano - Júri Popular, Melhor Ator (Don Angel Tavira), Melhor Roteiro e Prêmio da Crítica.


Música do post: Paloma Querida




Beijos,

Pedrita

5 comentários:

  1. Minha caea: esse eu também vi na tv. E gostei muito, assim como gostei de sua opinião a respeito.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  2. eu gosto do filme,
    Um violinista no Telhado,,,,

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem? Eu entendi a proposta do Boninho com o BBB9.. Foi uma edição bem mais racional em relação aos anos anteriores;... Não assisto 24 horas porque não tenho tempo e não dou meu dinheiro para a Globo kk.. Eu vejo os 20 minutos lá no Multishow...Como sempre destaco que TV é emoção, torci pela Ana... Francine é uma personagem! Priscila é uma mulher fruta... Dentre os 3 finalistas, o Max era o menos pior (não vi verdade nele, mas enfim..) O efeito colateral do programa é a tentativa de alguns esticarem os 15 minutos de fama.. Isso que é dose! Bjs, Fabio www.fabiotv.zip.net

    ResponderExcluir
  4. olho de pombo, eu já me perdi na quantidade de filmes que tem violino no nome.

    fabio, eu nao assisti 24hs tb. e o multishow é da globo tb. bem como a net. e eu dou dinheiro a essa emissora tão profissional, que respeita tanto sua equipe e o telespectador. acho que de todas as emissoras que estão no ar é a que acompanho com maior frequencia.

    quintela, no vídeo do janot ele diz que se não fosse o telecine dificilmente veríamos esse filme. acho que deve ser difícil de chegar.

    ResponderExcluir

Cultura é vida!