Como 2009 foi um ano difícil, acabei indo pouco ao cinema. Em contrapartida, eu que ia menos ao teatro anualmente, fui bastante esse ano. Será difícil falar quais foram as melhores peças, porque amei todas, mas vou destacar algumas. Eu amei Determinadas Pessoas -Weigal com a Esther Góes, entrou para os espetáculos inesquecíveis que vi. Gostei demais da que vi no início do ano, Zoológico de Vidro, com a maravilhosa Cássia Kiss. AmeiLys do grupo Satyros, apaixonante. Fascinante também Vau de Sarapalha. Outra que entrou para a lista das inesquecíveis é Mão na Luva.
Com mais tempo e menos dinheiro, a literatura também foi uma companheira incrível e li obras maravilhosas e mágicas. Comecei com o incrível Servidão Humana do Maugham. Foi o ano que terminei tristemente Em Busca do Tempo Perdido do Proust com a leitura magnífica do O Tempo Redescoberto. Segui para o maravilhosoReparação do Ian McEwan, o contundente Guerrilheiros do Naipaul, Os Maias de Eça de Queiroz, A Romana do Alberto Moravia, Dois Irmãos do Milton Hatoum. Nas biografias, li Maria Antonietade Antonia Fraser eInfielde Ayaan Hirsi Ali.
Na música foi fascinante o recital de Adelia Issa e Edelton Gloeden onde fizeram a primeira audição brasileira da obra CincoRomances Tradicionais Portugueses, do compositor português Fernando Lopes-Graça.
No cinema jamais vou esquecer O Leitor. A tv a cabo foi outra incrível companheira e bons filmes não faltaram: Estômago, O Orfanato, Savage Grace, Irina Palm, A Banda, A Noiva Síria, Via Láctea, Lady Chaterlley, Ensaio sobre a Cegueira, Valsa para Bruno Stein, O Quarto Verde, O Assassinato de Jasse James pelo Covarde Robert Ford, Um Beijo Roubado, As Virgens Suicidas, A Loja Mágica de Brinquedos, A Duquesa, Um Homem Bom, A Vida dos Outros, Frida, Senhores do Crime e O Hospedeiro. Em DVD vi: O Sacrifício do Tarkovski, Tess do Polanski, De Olhos Bem Fechados do Kubrick.
Foi o ano que vi a maravilhosa minissérie Os Maias em DVD. Uma mudança sutil em 2009 é que meus cabelos passaram de ruivos para castanhos e as dolls, há um tempo, já acompanham essa mudança.
Ped's, preciso dizer-te algo: te adimiro muito. Há anos acompanho a tua saga cultural e você me impressiona, e me inspira. Postar em um blog a cada 2 dias sobre um produto cultural, e sempre com senso critico e de qualidade é algo louvavel em qualquer lugar. Em um lugar como o Brasil torna-se excepcional. Parabéns por mais um ano, minha querida! Que 2010 nos seja leve!
Puxa, quando eu crescer quero ser igualzinha você... adorei tudo que viu e leu, alguns vi tambem, outros não, li alguns outros não. para mim 2009 foi o ano que comecei a musealizar, entender o significado dos museus, valeu Pedrita por teu blog e tudo mais.....
Meu Deus. Perto de v., acho que não sai de casa. Sério! Mas que bom, que mesmo tendo diso um "ano difícil", v. continua persistindo, incentivando e sendo esta grande admiradora das artes. Eu, ainda tenho 1 ano e meio de faculdade pela frente. Acho que vou ficar muito ainda nos filmes, livros e outros mais acadêmicos (rsrs). Mas reclamar? Necas. No fundo, eu adoro. Beijos grandes e FELIZ 2010!
A vida é o dever que nós trouxemos para fazer em casa. Quando se vê, já são seis horas! Quando de vê, já é sexta-feira! Quando se vê, já é natal... Quando se vê, já terminou o ano... Quando se vê perdemos o amor da nossa vida. Quando se vê passaram 50 anos! Agora é tarde demais para ser reprovado... Se me fosse dado um dia, outra oportunidade, eu nem olhava o relógio. Seguiria sempre em frente e iria jogando pelo caminho a casca dourada e inútil das horas... Seguraria o amor que está a minha frente e diria que eu o amo... E tem mais: não deixe de fazer algo de que gosta devido à falta de tempo. Não deixe de ter pessoas ao seu lado por puro medo de ser feliz. A única falta que terá será a desse tempo que, infelizmente, nunca mais voltará. Mário Quintana Então aproveita o tempo do teu Ano Novo. Guia teus passos pela justiça. Te mantém próximo o que é te é caro e seja feliz. Feliz Ano Novo. Olívia
Pedrita, gostei da retrospectiva. Ah, Os Maias é uma minissérie preciosa. Eu assisti na época que foi ao ar, me emocionei muito.
ResponderExcluirBeijos e Feliz 2010!
Ped's, preciso dizer-te algo: te adimiro muito. Há anos acompanho a tua saga cultural e você me impressiona, e me inspira. Postar em um blog a cada 2 dias sobre um produto cultural, e sempre com senso critico e de qualidade é algo louvavel em qualquer lugar. Em um lugar como o Brasil torna-se excepcional. Parabéns por mais um ano, minha querida! Que 2010 nos seja leve!
ResponderExcluirPuxa, quando eu crescer quero ser igualzinha você...
ResponderExcluiradorei tudo que viu e leu, alguns vi tambem, outros não, li alguns outros não.
para mim 2009 foi o ano que comecei a musealizar, entender o significado dos museus, valeu Pedrita por teu blog e tudo mais.....
Querida, sua retrospectiva foi de BABAR!!!
ResponderExcluirIsso sim é um blog cultural!!!
Quanto teatro... que invejinha brancaaaa!!!!
Adorei mesmo!
bjs
Adorei a retrospectiva!!
ResponderExcluirAh! e um ótimo 2010! Que você possa continuar compartilhando todos esses eventos culturais aqui no blog.
ResponderExcluirObrigada por ter estado conosco este ano.
ResponderExcluirTemos um selinho prá você no nosso blog.
Boas festas!
Adorei o blog e tbm adorei o seu gatinho! hehehe Feliz 2010. Bjo
ResponderExcluirMeu Deus. Perto de v., acho que não sai de casa. Sério! Mas que bom, que mesmo tendo diso um "ano difícil", v. continua persistindo, incentivando e sendo esta grande admiradora das artes. Eu, ainda tenho 1 ano e meio de faculdade pela frente. Acho que vou ficar muito ainda nos filmes, livros e outros mais acadêmicos (rsrs). Mas reclamar? Necas. No fundo, eu adoro. Beijos grandes e FELIZ 2010!
ResponderExcluirrespondi seu comentario la no blog....
ResponderExcluirVim pra dizer uns versinhos...rsrsr
ResponderExcluirO tempo
A vida é o dever que nós trouxemos para fazer em casa.
Quando se vê, já são seis horas!
Quando de vê, já é sexta-feira!
Quando se vê, já é natal...
Quando se vê, já terminou o ano...
Quando se vê perdemos o amor da nossa vida.
Quando se vê passaram 50 anos!
Agora é tarde demais para ser reprovado...
Se me fosse dado um dia, outra oportunidade, eu nem olhava o relógio.
Seguiria sempre em frente e iria jogando pelo caminho a casca dourada e inútil das horas...
Seguraria o amor que está a minha frente e diria que eu o amo...
E tem mais: não deixe de fazer algo de que gosta devido à falta de tempo.
Não deixe de ter pessoas ao seu lado por puro medo de ser feliz.
A única falta que terá será a desse tempo que, infelizmente, nunca mais voltará.
Mário Quintana
Então aproveita o tempo do teu Ano Novo.
Guia teus passos pela justiça.
Te mantém próximo o que é te é caro e seja feliz.
Feliz Ano Novo.
Olívia
ótimo ano novo pra tds. obrigada pelos votos.
ResponderExcluirmarion, minha mãe já reviu os maias muitas vezes. é um dvd q ela aproveita muito e sabe muitas falas de cor.
maga, obrigada pelo carinho, fico feliz q gosta da minha saga cultural diversificada e maluca.
ana maria, obrigada,
o q elas estão lendo - eu q agradeço.
edilza, obrigada.
olívia, obrigada pelo poema.