terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Mensageiras da Luz - Parteiras da Amazônia


Assisti ao documentário Mensageiras da Luz - Parteiras da Amazônia (2004) de Evaldo Mocarzel no Canal Brasil. Eu queria muito ver esse documentário. Foi o primeiro que soube que esse diretor tinha realizado e sempre quis conhecer as corajosas parteiras de regiões inóspitas. Avisei minha irmã que ia passar e ela também viu. O diretor entrevistou as parteiras do Amapá que utilizam também técnicas indígenas. No documentário mostram três partos.

A sabedoria dessas mulheres, suas experiências de vida são emocionantes. Na imagem do pôster, aquelas crianças em fila, foram as que nasceram de uma única parteira. Lugares sem recursos, distantes, que trazem essas parteiras para ajudar. Emocionante!
Música do post: Amazonas



Beijos,
Pedrita

7 comentários:

  1. Depois do filme, fui pesquisar mais sobre o assunto e encontrei também uma ONG em Recife chamada Cais do Parto, que dá apoio às parteiras de Pernambuco, principalmente da zona da Mata. O interessante, é que essas parteiras tradicionais não só fazem o parto como ficam na casa da mãe da criança, às vezes, por mais de uma semana, auxiliando na lida da casa. Para as mulheres desses lugares distantes, as parteiras são a única opção que têm.
    Denise

    ResponderExcluir
  2. Em muitos lugares, os próprios médicos se unem as parteiras para fazer melhor o trabalho, dando algumas orientações a elas... pois eles sabem que não poderão chegar a tempo, nem fazer todo o trabalho humano que cabe a elas...

    beijos

    ResponderExcluir
  3. dê, sempre me interessei pelo trabalho das parteiras. há muitas regiões infelizmente no Brasil sem recursos médicos e elas são realmente umas heroínas.

    quintela, pena mesmo.

    maga, adorei ter mais informações.

    ResponderExcluir
  4. Elas realmente mereciam um documentário. O trabalho que fazem é lindo e emocionante.

    Camila
    mesmachuva.blogger

    ResponderExcluir
  5. Fiquei curiosa. Aparece muito sangue?

    ResponderExcluir
  6. andrea, aparecem três partos, mas minha irmã foi dar uma volta e veio depois.

    ResponderExcluir

Cultura é vida!