segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Já que Você Existe


Assisti Já que Você Existe (2005) de Marco Tullio Giordana no Cinemax.Uma co-produção entre Itália, França e Reino Unido, baseado no livro de Maria Pace Ottieri. O nome original é Quando sei nato non puoi più nasconderti. Excelente e bastante complexo. Como muitos filmes europeus recentes, aborda a questão da imigração. De povos quase miseráveis que entram clandestinamente na Europa em busca de melhores condições de vida. Mas a forma como abordam é que é surpreendente.
Um garoto muito rico, filho de um industrial, vai velejar com o pai e um amigo do pai. De noite, em alto mar, ele faz uma bobagem e cai na água. O pai só vai ver muitas horas depois que o filho não está dormindo. O garoto é resgatado por um barco clandestino de imigrantes e começa a tomar contato com outra realidade. Nesse barco estão curdos, romenos, paquistaneses, africanos de vários lugares e dialetos. Eles pagaram uma fortuna para que bandidos os levassem clandestinamente a Itália, em condições muito precárias.

Foi interessante escolherem um garoto para ver esses povos em imigração. Com o olhar complexo, ingênuo, ele tenta entender tudo e consegue uma visão que nós adultos, com nossas proteções e malícias da vida, não teríamos. O menino está excelente e é interpretado por Matteo Gadola. O que o salva e a irmã dele são interpretados por Vlad Alexandru Toma e Ester Hazan. As três crianças que arrasam só atuaram nesse filme. Outros são Michela Cescon, Alessio Boni e Rodolfo Corsato.
Música do post: Ti Amo de Umberto Tozzi



Beijos,


Pedrita

11 comentários:

  1. Boa dica. Vou assistir assim que passar.
    (conheci uma italiana cujo pai trabalha com direitos humanos e ela disse que em sua casa, na Itália, sempre tinha imigrantes acolhidos e aguardando a cidadania italiana. Ela tinha 2 irmãos biológicos e 2 adotados, que eram imigrantes que foram adotados pelos pais).
    Denise

    ResponderExcluir
  2. Oi Pedrita!
    Uma amiga vai me emprestar esse filme, quero muito assistir. O seu post me deixou ainda mais curiosa.

    Também gostei da música que você escolheu, vou procurar no Emule agora mesmo.

    Camila
    mesmachuva.blogger

    ResponderExcluir
  3. Uau! Um filme destes não posso perder. Ficarei de olho na programação (vou ver a revista da net - rs). Afinal, estou de férias... mas tantas coisas para fazer que nem parece :) Bjão.

    ResponderExcluir
  4. Gostei da idéia do filme. É muito triste a realidade destes imigrantes, que enfrentam tudo para tentar uma vida melhor.Só que dificilmente encontram uma vida melhor, pois afinal sempre serão estrangeiros e vida de estrangeira sempre é complicada, e dependendo do país é muito difícil mesmo.

    Adorei a música!

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. dê, mostram no filme uma comunidade religiosa que recebe os imigrantes e tenta legalizá-los. veja sim. eu sempre presto atenção em filmes com nomes esquisitos do cinemax e cia, pq descubro preciosidades.

    camila, que legal que sua amiga tem o filme. e que bom que gostou da música, é bem tradicional atual italiana.

    ed, tenta ver sim. eu tb estive de férias e curti muito.

    marion, o filme é muito interessante. também gostei da música que descobri.

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito deste Filme, como a realidade se mostra tão severa para alguns, fiquei muito triste com o desfecho da menina, mas acho que o filme quis mostrar que sem só de flores vive os ricos. Muito bom mesmo.

    ResponderExcluir
  7. ALGUEM SABE ME DIZER O NOME DA MUSICA OU QUEM CANTA NO FINAL DO FILME VLW

    ResponderExcluir
  8. Amor, perdi este... mas vc viu um outro italiano do Gianni Ammelio, "Lamerica"(América o sonho de chegar)? É de cortar o coração, um épico.
    bjo

    ResponderExcluir
  9. Olá, será que alguem poderia me ajudar?
    Não encontro esse Baita filme. gostaria que alguém me informa-se onde encontro em Florianópolis.
    PS. Em locadora nenhuma encontrei.

    Abraços Danilo.

    ResponderExcluir
  10. eu assisti esse filme no cinemax, eu nem tenho mais esse canal na hbo. nem reparei se tem passado de novo.

    ResponderExcluir
  11. poxa, eu quero muito assisti, mas não tem em lugar nenhum to vasculhando a net e nada...
    Obrigado pela atenção,caso saiba de algo me de um toque.
    mais uma vez obrigado. Danilo.

    ResponderExcluir

Cultura é vida!