terça-feira, 23 de junho de 2020

O Morto ao Telefone de John Le Carré

Terminei de ler O Morto ao Telefone (1961) de John Le Carré da Editora Record. Ganhei esse livro de uma amiga, que parece que foi comprado em sebo. Essa edição tem sido bem aproveitada. Curiosa para saber quantos caminhos andou. Essa edição é bem poluída, estranha mesmo. Eu estava querendo ler algo curto e policial, achei que seria uma boa escolha e foi mesmo. Os livros do Carré são sempre muito inteligentes.
O marcador de livros é uma gravata que me enviaram pelo correio faz tempo em uma troca coletiva de marcadores.

Obra de Frank Auerbach

É a primeira obra de John Le Carré. Então o primeiro capítulo é sobre o espião George Smiley. Ele conta sobre esse espião que vai estar em várias de suas obras. Smiley visita uma pessoa que depois aparece morta. Essa pessoa teria se suicidado, mas vários fatos começam a por em dúvida se realmente ele teria se matado. E um desses fatos é um telefonema que o próprio morto teria pedido para ser feito pouco antes de morrer.

Obra Madame Andando (1981) de Elisabeth Frink

A esposa do homem morto é judia como o espião. Ela esteve em campos de concentração. É a época da Guerra Fria e a trama circula na divisão da Alemanha. Gostei muito!


Beijos,
Pedrita

16 comentários:

  1. Olá, querida Pedrita!
    Pela resenha é bem interessante e envolvente.
    O marcador é lindo, amo gravatas!

    Beijinhos ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. andréa, eu gostei. ah, jura? acho q é o único marcador com gravata. e olha e tenho muitos.

      Excluir
  2. Não conhecia a figura de John Le Carre. Um homem bonito e parece elegante.
    Acho que só li um livro dele. Muito bom.
    Bjs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. liliane, em algum livro tinha foto dele. acho que nesse tinha uma dele bem jovem, mas em outro ele como está agora. tb gostei de localizar esse vídeo com entrevista.

      Excluir
  3. Deu-me vontade de rir com o titulo desse livro!:)


    -
    São sinais do tempo, de tormenta

    Beijo, e uma excelente dia! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cidália, é esquisito mesmo. e tem tudo a ver com o livro. muito inteligente o título.

      Excluir
  4. Sim, o Le Carré costuma produzir obras inteligentes e instigantes. O meu preferido dele é O jardineiro fiel (dujo filme foi dirigido pelo Fernando Meireles).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, eu não li o jardineiro fiel. eu amo o filme. sabia q o fernando meirelles q sugeriu do filme ter mais cenas no continente africano? o roteiro focava na inglaterra. e ele pediu mais gravações no continente africano e q os protagonistas aceitaram de pronto.

      Excluir
  5. Alguns livros dele foram adaptados para o cinema e tv. Um dos últimos foi a minissérie "The Night Manager".

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hugo, verdade, são vários, achei aqui no meu blog o casa na rússia q teve adaptação de um livro dele.

      Excluir
  6. Seria um morto vivo?,,,
    .
    Uma noite feliz
    Cumprimentos

    ResponderExcluir
  7. Olá Pedrita
    Gosto bastante da escrita do autor e gostei muito desse livro que tem um pouco de responsabilidade pela minha paixão pelo thriller investigativo :)
    O marcador de livros é muitooooooooo amorzinho!
    #ameiforte

    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, tb adoro thrller investigativo. ah, eu gosto muito desse marcador.

      Excluir
  8. Parece ser muito bom.
    Pena que esse isolamento esteja me deixando meio afastada da leitura. Talvez pela ansiedade.
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. heloisa, estou com dificuldade tb, precisa ser muito interessante pra me prender.

      Excluir

Cultura é vida!