quarta-feira, 24 de junho de 2020

A Revolução em Paris

Assisti A Revolução em Paris (2018) de Pierre Schoeller no Festival Varilux de Cinema no Looke. Esse filme fala da Revolução Francesa de 1782. Começa antes com a união popular contra a fome.

Não tinha ideia que as mulheres tinham sido tão determinantes nesse período. Elas se unem na luta pra pedir pão, vão ao plenário, passam a frequentar e opinar nas seções, mesmo que nos lugares para o povo, mas berravam, se posicionavam, iam nos levantes, nas passeatas.

O filme focou nos camponeses, os protagonistas eram os camponeses. Belíssima reconstituição de época, muito realistas as cenas, figurinos, cenários. Há vários momentos que os camponeses entoam canções populares e alguns específicas dos momentos históricos desse período, como a saída do rei de Versailles, uma canção maliciosa, picante e cheia de duplo sentido. Os protagonistas da Revolução Francesa aparecem no plenário, em Versailles, mas na maioria das vezes pelo olhar dos camponeses. Os protagonistas do filme são interpretados por Adèle Haenel e Gaspar Ulliel

O casal que luta com eles por Olivier Gourmet e Noémie Lvosky. Alguns ainda do elenco: Céline Sallete, Izia Higelin e Andrzej Chyra. Várias crianças participam. Os filhos do rei, os camponeses. O elenco é enorme, nos créditos finais há uma lista infindável de figurantes.

Os personagens históricos são interpretados por: Denis Lavant (Marat), Louis Garrel (Robespierre), Laurent Laffite (Louis XVI e Maella Gentil (Maria Antonieta).

Beijos,
Pedrita

20 comentários:

  1. Um filme que perece bem interessante :)
    ~~
    São sinais do tempo, de tormenta

    Beijo, e um excelente dia :)

    ResponderExcluir
  2. Bom dia esse filme parece ser muito interessante. Um amigo advogado foi a Paris e me presenteou com um lindo livro. Aumenta a vontade de conhecer a França.

    ResponderExcluir
  3. Gosto muito do tema, deve ser ótimo esse filme.

    Big Beijos,
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
  4. Embora já tenha visto outras obras sobre o assunto, este filme está me parecendo mais calcado na história.

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, tem um olhar bem diferente pq foca nos camponeses.

      Excluir
  5. Olá, querida Pedrita!
    Gosto muito do gênero, quero assistir.
    Obrigada, por mais essa bela partilha!

    Beijinhos e ótimo fds ♥

    ResponderExcluir
  6. Acredito que seja um filme sedutor de ver, sentado no sofá, com as pipocas ao lado.
    .
    Um dia feliz
    Cumprimentos poéticos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rykardo, eu gostei bastante, não vejo nem no sofá nem com pipocas.

      Excluir
  7. Pedrita, pretendo assistir alguns filmes desse festival Varilux. Mas parece que cadastrar no Looke é meio complicado, já tentei duas vezes. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. carlos, eu tenho a net / claro. e o looke está na grade. embora seja um canal pago e não está no meu pacote. mas o festival varilux é gratuito e estou assistindo.

      Excluir
  8. Respostas
    1. liliane, eu estou vendo vários. acho q vc vai gostar desse.

      Excluir
  9. Oi, Pedrita, ainda não descobri como entrar no Festival Varilux.
    Pena, porque gosto dos filmes franceses. Vou tentar novamente.
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. heloísa, eu tenho net / claro e o looke fica em programas de tv. não está no meu pacote de tv a cabo esse canal, mas o festival varilux, dentro do canal looke, é gratuito.

      Excluir
  10. Gente que resenha mais maravilhosa!
    Simplesmente amei esse olhar sensível sobre a história tratada de maneira singular.
    Preciso assistir!

    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, foi bem diferente. em geral mostram os nobres, então só sabemos da miséria que falam na corte, mas não vemos. esse mostra o dia a dia dos pobres.

      Excluir

Cultura é vida!