quarta-feira, 30 de dezembro de 2020

Olho de Gato de Margaret Atwood

Terminei de ler Olho de Gato (1988) de Margaret Atwood da Marco Zero. Uma amiga que me presenteou com o livro. Apesar do marcador de livros ser de gatinhos, presenteado por outro amigo, o olho de gato refere-se a uma bolinha de gude muito famosa no passado. Inclusive a capa da Leda Catunda tem uma bola de gude olho de gato no desenho, mas tá coberto pelo marcador.

A protagonista é a Elaine. Ela vai abrir uma exposição com seus trabalhos e lembra de sua história. Na infância ela e o irmão jogavam bolinhas de gude. Ele guardava as mais raras e bonitas em vidros e enterrava. Os dois não jogavam as bonitas que conquistavam, só as comuns. Ela conseguiu uma bolina de gude de olho de gato e guardava como amuleto.

Obra Primavera Azul (1960) de Joyce Wieland

O texto contundente da Margaret Atwood aparece em vários momentos. Assustador o que a protagonista passa com suas colegas da escola quando é pequena. Incompreensível ou não ela voltar a ficar amiga de uma delas mais tarde em outra escola. O texto, subliminarmente, mostra o silêncio de todos, dos pais das crianças, mesmo da mãe dela, que percebiam que algo muito grave acontecia, mas fingiam não ver ao ponto de quase uma criança ser morta. E de quanto o ódio que tinham dela vinha do preconceito de seus próprios pais. O silêncio que mata. 
Elaine fala dos seus quadros, de como os pinta, no início do livro a autora diz que os quadros não existem, mas cita os artistas que se inspirou para descrevê-los. Um artista é desse quadro, Joyce Wieland.

Outra mencionada é Lenore Atwood. Elaine pinta várias naturezas mortas.
O livro é bastante extenso, passa por toda a vida da Elaine até a exposição quando ela é mais velha. Fala de seus casamentos, das aulas de pinturas, de seus envolvimentos amorosos, um pouco de seu irmão que ficou cientista e bem pouco dos filhos.

Que vocês tenham uma boa passagem de ano com muito cuidado. Que venha 2021, que eu espero que seja mais esperançoso.

Beijos,

Pedrita

28 comentários:

  1. Eu amo esse blog, Pedrita.
    Muito obrigado pelas deixas
    que nos dá.
    Um beijo e muitas rabanadas
    ao vinho tinto.
    Feliz ano novo.

    ResponderExcluir
  2. Cat's Eye é um dos romances de Atwood que não li, nós chamamos berlinde ao que designam aí bolas de gude. Vejo, mais uma vez que como sempre os livros desta escritora incomodam com denúncias de problemas, tendências ou vícios da sociedade. Bom ano de 2021.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. carlos, acho que vai gostar, é um pouco diferente dos outros. ah, chamam berlindes as bolas de gude, que bacana. que venha 2021.

      Excluir
  3. Passando a fim de ler, elogiar, e deixar votos de um
    .
    Feliz Ano Novo de 2021
    Cumprimentos.

    ResponderExcluir
  4. Olá, querida Pedrita!
    Mesmo demorando a postar no meu blog, não esqueço das minhas amigas e você é uma delas.
    Parabéns pelos presentes, amei a resenha do livro!

    Abençoado 2021 e muita paz em sua vida junto a sua família!
    Grande beijo no seu ♥
    Andréa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. andréa, tb não esqueço. que 2021 seja mais esperançoso. se cuidem.

      Excluir
  5. Pedrita, boa tarde.

    Confesso que não gostei nenhum pouco daquele livro famoso dela, o conto da Aia, e que virou série de tv.

    Mas, pelo que você descreveu, o olho de gato parece ser interessante.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. carlos, está entre os meus escritores preferidos. conto de aia é muito contundente e incomoda mesmo. olho de gato é igualmente interessante. grande escritora.

      Excluir
  6. Olá Pedrita
    Fiquei apaixonada por essa imagem de bolinhas de gude olhos de gato, nunca tinha ouvido falar, achei lindamente decorativa! Adoro essa coisa de vidro desde que realizei pesquisas de vidro soprado e vitrais ❤❤
    Sobre a premissa, exatamente a temática pela qual venho me interessado.
    Porque se as pessoas aprendem a odiar tb podem aprender a amar.
    É inacreditável como a crueldade encontra terreno fértil e como é possível que tantas crianças sejam vítimas (e outras tão cruéis) e como os pais possam infelizmente serem omissos.
    Levo mais essa indicação.
    Mara sua resenha como sempre.

    Um feliz e esperançoso 2021 pra ti e todos que vc quer bem.
    Que novos tempos tragam de volta a cultura, a liberdade, a vida sem medo.
    E claro a vacina!
    Que sejamos resilientes, fortes e que a saúde seja nossa companhia em 2021!

    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, eu tb não conhecia nomes de desenhos de bolinhas de gude, fui procurar qd a personagem falou do livro e fiquei encantada já q amo gatos. sim, a gente pode ensinar no jeito que fala ao ódio e ao amor. o silêncio mata. sim, que venha a vacina e traga nova esperança. se cuida.

      Excluir
  7. .
    Adeus 2020. Bem vindo 2021.
    .
    Adeus 2020. Bem vindo 2021________Desta vossa fiel amiga; Cidália Ferreira.
    Beijos e abraços a quem de direito!

    ResponderExcluir
  8. Nunca tinha ouvido falar, Pedrita. Boa dica e feliz ano novo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sergio, essa autora é incrível. entre os melhores escritores que gosto.

      Excluir
  9. E se, em vez de você esperar por 2021,  2021 esperasse por você?
    Em vez de: "2021 vai ser melhor", use: "Eu serei melhor em 2021".
    Em vez de: "Que 2021 seja um ano excelente", use: "Eu serei uma pessoa excelente em 2021".
    Em vez de: "o que 2021 me reserva?", use: "O que eu reservo para 2021?"
    Em vez de: "tomara que 2021 me traga...", por ,  o que é que você pretende levar, entregar, oferecer em 2021?

    *_Te desejo um excelente VOCÊ para 2021._* FELIZ ANO NOVO.

    *Luiz Gomes*

    ResponderExcluir
  10. Nunca li nada dessa autora.
    Ando devagar nas leituras.
    Mas, lendo sempre.
    Bjs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. liliane, está entre meus escritores preferidos. tb ano meio devagar com leituras.

      Excluir
  11. Oi Pedrita, me lembrei dessa bolinha de gude. Não sabia que o nome dela era esse.
    Gostei muito da história do livro e já imaginei sendo um filme. Adoro filmes que contam um pouco da vida de artistas.
    É impressionante como as pessoas se calam. É impressionante por outro lado como as pessoas sobrevivem a essas situações de humilhação.
    Fiquei bem com vontade de ler o livro.
    Fiz um post retrospectiva inspirada no seu. Muito obrigada pela inspiração, pelas dicas nesse ano de 2020. Aproveitei várias dicas de filmes que você passou. Que 2021 venha a vacina.
    beijos
    Chris


    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. chris, eu fui pesquisar quando li no livro. não brinquei com bolinhas de gude. verdade, daria um ótimo filme ou série. série então seria melhor pq é bem extenso. sim, o silêncio mata. adorei sua retrospectiva, obrigada por mencionar o meu blog. que venha 2021.

      Excluir
  12. Feliz Ano Novo!!! Que 2021 traga Saúde, Fé e Esperança!!! Muito Obrigada pelo carinho no meu blog!!! Bjks

    ResponderExcluir
  13. Parece ser muito bom, já entrou na minha lista de 'a ler". Eu acho que entramos numa era em que práticas abusivas estão sendo denunciadas e expostas. Então eu acho bom quando denunciam essas práticas.

    ResponderExcluir
  14. Eu simplesmente adoro histórias de artistas, principalmente pintores, mas sendo da Atwood era inevitável um muito de tensão.

    ResponderExcluir

Cultura é vida!