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Terminei de ler o livro Carlos Gomes - documentos comentados (2008) de Marcus Góes da Algol Editora. Gostei muito, talvez tivesse aproveitado melhor se tivesse lido uma biografia completa desse compositor, mas como sempre li sinopses de sua história, foi muito bom conhecer mais detalhes. Eu gosto muito de pesquisa, então me agradou muito ver os documentos, cópias deles, e depois acompanhar as explicações do autor sobre as divergências em relação a alguns fatos e o que o documento revelava e esclarecia. Achava fascinante, tanto que li o livro muito rapidamente, mesmo com pouco tempo.
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A obra ainda fala de várias montagens do Il Guarany, maior sucesso de Carlos Gomes, onde foram encenadas e com quem, muito interessante. Gostei muito do livro.
“...o autor, tendo residido na Itália de 1989 a 2001, teve oportunidade de consultar muitos arquivos publicados e privados, bibliotecas, museus e arquivos de jornais naquele país, o que deu seguimento às pesquisas por ele iniciadas nos anos 70 no Brasil.”
“Em todas essas instituições e através de todas essas pessoas, o autor pôde obter referências, cartas, contratos, processos judiciais, monografias, críticas, artigos, documentos e análises pertinentes à vida, à obra e à maneira de interpretar a música de Carlos Gomes.”
“As seis maiores produções operísticas de Carlos Gomes são Il Guarany (1870), Fosca (1873), Salvator Rosa (1874), Maria Tudor (1879), Lo Schiavo (1889) e Condor (1891). Apesar de guardar sempre todas as características fundamentais da estética gomesiana, toda ela fincada na mistura de música brasileira de salão de meados do século XIX, ritmos de música popular, semi-clássica brasileira, elementos de música de banda e música européia para o palco aí concluídos, Verdi, Wagner e Meyerbeer, tudo conduzido por notória e bem sucedida vontade de seguir novas tendências sem fugir ao melodismo e à cantabilidade italianos, esses seis títulos, os quais servem e bastam para o erguimento de um painel abrangente do obra do maestro, são diferentes na forma, no conteúdo e intenção, e foram compostos cada um em um momento muito bem definido na vida e na trajetória de artista de Carlos Gomes.”
“Em todas essas instituições e através de todas essas pessoas, o autor pôde obter referências, cartas, contratos, processos judiciais, monografias, críticas, artigos, documentos e análises pertinentes à vida, à obra e à maneira de interpretar a música de Carlos Gomes.”
“As seis maiores produções operísticas de Carlos Gomes são Il Guarany (1870), Fosca (1873), Salvator Rosa (1874), Maria Tudor (1879), Lo Schiavo (1889) e Condor (1891). Apesar de guardar sempre todas as características fundamentais da estética gomesiana, toda ela fincada na mistura de música brasileira de salão de meados do século XIX, ritmos de música popular, semi-clássica brasileira, elementos de música de banda e música européia para o palco aí concluídos, Verdi, Wagner e Meyerbeer, tudo conduzido por notória e bem sucedida vontade de seguir novas tendências sem fugir ao melodismo e à cantabilidade italianos, esses seis títulos, os quais servem e bastam para o erguimento de um painel abrangente do obra do maestro, são diferentes na forma, no conteúdo e intenção, e foram compostos cada um em um momento muito bem definido na vida e na trajetória de artista de Carlos Gomes.”
Vídeo: Verónica Villarroel e Plácido Domingo na cena final de Il Guarany
Um livro que certamente vou adir à minha biblioteca... Obrigado Pê!
ResponderExcluirprovavelmente não lerei o livro, até porque não deve ser editado em Portugal, mas com o seu post fiquei a saber muito mais do compositor de Guarany, uma vez que desconhecia quase completamente a sua vida.
ResponderExcluirCê vai me emprestar esse? :))))
ResponderExcluirDenise
de nada aqueta.
ResponderExcluirgeocrusoe, carlos gomes estreou as suas óperas no scalla de milão e é reconhecidamente um grande compositor.
dê, pode deixar.