terça-feira, 1 de abril de 2008

La Traviata


Assisti a ópera La Traviata de Giuseppe Verdi no Theatro São Pedro em São Paulo. Dessa vez eu consegui ver os dois elencos, o que é raro. Gostei dos dois e cada um teve as suas peculiaridades e preciosidades. O libreto é de Francesco Maria Piave, adaptado do romance A Dama das Camélias de Alexandre Dumas Filho. Eu nunca tinha visto uma montagem dessa ópera, só ouvido algumas canções e árias. Eu amo esse livro do Alexandre Dumas Filho, portanto não gostei muito das escolhas do libretista nem essa ópera está entre as minhas preferidas.


Eu gostei demais da soprano italiano Chiara Bonzagni (foto). Uma voz potente, bela, ainda muito jovem, imagino que tecnicamente ela deva crescer muito com o tempo. O barítino Rodolfo Giugliani (foto) também estava muito bem e igualmente tem uma voz bela e pontente. Mas eu gostei igualmente do barítono da segunda récita, o Sebastião Teixeira. O outro elenco estava cenicamente bem mais emocionante que a récita da estréia. A soprano Taís Bandeira do outro elenco esteve bem e me surpreendi com o tenor que fez par romântico com ela Miguel Geraldi, um timbre belíssimo.


A regência foi de Emiliano Patarra a frente da Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos. Gostei tanto da orquestra como do Coral Vozes de São Paulo. As récitas foram muito bonitas e estavam lotadas, ouvi comentários que nas seguintes também há pouquíssimos ingressos a venda. Também pudera, além dessa ópera ser muito popular, os ingressos custam somente R$ 20,00 a inteira, R$ 10,00 a meia.

As fotos são de Bia Lombardi.
A música do post é da ópera La Traviata - Un di Felice Eterea (Não é da montagem que vi)

Get this widget Track details eSnips Social DNA

O vídeo também não é da montagem. É do dueto Dite alla giovine com a soprano Ileana Cotrubas e o barítono Cornell Macneil.



Beijos,

Pedrita

6 comentários:

  1. Oi Pedrita.

    Esta ópera eu não assisti.

    Bjs.
    Elvira

    ResponderExcluir
  2. esta é uma das minhas favoritas. Adoro ópera, sabia? tenho muitas aqui em casa, mas este realmente é um estilo que a gente tem que ver é no teatro mesmo. Adoro Verdi, mas tenho meu preferido: Rossini (rs). Ele era tão cara de pau que plagiava a si mesmo, mas adoro! :) Agora, a minha ópera preferida (nº 1) é mesmo Cavalleria Rusticana do Mascagni. Já vi 3 apresnetações, infelizmente nenhuma que senti que estivesse a altura da ópera. Um dia ainda vejo A montagem! Bjão.

    ResponderExcluir
  3. Eu também gosto muito da Traviata, mas concordo com o Ed: só vendo ao vivo no teatro. Não tenho paciência só para escutar.
    (estou vendo o que aconteceu com meu blog. Inventei de moderar os comentários pois estavam aparecendo comentários-SPAM indesejáveis e desde aí o problema começou).
    Denise

    ResponderExcluir
  4. Não me imagino vendo uma ópera. Não gosto muito. Meu pai adorava óperas, sempre ouvia ( ele adorava música erudita, tinha uma bela coleção de cds que hoje guardamos até hoje), mas eu nunca tinha muita paciência. Só gostava de ouvir algumas partes da ópera Carmen, que eu já sabia exatamente em que lugar do cd ficavam , então ouvia somente o que queria.

    Gostei das fotos do espetáculo!

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. ed, eu me lembro que vc gosta de ópera e costuma ver as montagens no palácio das artes. e nossa!! eu amo cavaleria rusticana, tanto que o vídeo da fiorenza cossotto que coloquei no post sobre o recital que vi com ela tinha um trecho com ela nessa montagem, um sonho.

    dê, até mesmo em dvd não acho tão apaixonante.

    marion, eu não sou muito fã da carmem, mas em geral é uma maravilha ver os protagonistas de toureiros, colírio para os olhos.

    ResponderExcluir
  6. o quê? traviata não é das suas preferidas? heheheheh... sacrilégio... bom, eu adoro, acho bonita demais e fiquei triste por ter perdido essa montagem, enfim, uma pena. bjão

    ResponderExcluir

Cultura é vida!