sexta-feira, 4 de abril de 2008

13º Andar

Assisti 13º Andar (1999) de Josef Rusnak no MaxPrime. Mais uma noite sem opções, vi que esse filme era ficção científica, resolvi arriscar. Foi uma grata surpresa. Não chega a ser um grande filme, mas tem um roteiro muito bem desenvolvido. O roteiro é baseado no livro de Daniel F. Galouye. Há dois tempos, o passado e o presente. As imagens do passado tem uma fotografia belíssima, as do futuro são estranhas. A direção de arte é de Frank Bollinger e Barry Chusid e a de fotografia de Wedigo von Schultzendorff. Vi que foi lançado em 1999, portanto o filme deve ter sido realizado em 1997 e 1998, e o que é retratado tem a ver com a tecnologia da informática da época, talvez fosse considerado avançado naquele período, mas hoje parece antiquado. Mas também acho que as escolhas que foram ruins.


Embora o roteiro não seja absolutamente original e tenha referências de outros filmes, a estrutura e a forma como é narrado é muito bom. Há vários elementos surpresas e um belo casal protagonista interpretado por Craig Bierko e Armin Mueller-Stahl, atores desconhecidos pra mim. Começa no passado, um homem, interpretado por Armin Mueller-Stahl, deixa uma carta com um barman de um hotel. Ele vai para o futuro e lá é morto. Começam a investigar quem matou. Há um efeito nos olhos nesse transporte do tempo que é muito bonito e bem feito.


Em alguns aspectos, 13º Andar me lembrou um pouco O Show de Turman. É um bom filme de ficção.

Música do post: END OF THE WORLD (Tem uma de mesmo nome no CD do filme)


END OF THE WORLD -...



Beijos, Pedrita

4 comentários:

  1. Oi querida, gostei da dica. As vezes fico pensando qual filme pegar, dai passo aqui pra ter ideias.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Vi faz um bom tempo, e achei sensacional. De fato o ponto forte é o texto.
    Depois de ver o filme, lamentei um pouco que o cartaz é um pouco spoiler, mas isso virou moda nesta última década.
    Parabéns por se dar a oportunidade de conhecer alguns filmes de ficção científica, é um gênero bem rico e com opções para todos.

    ResponderExcluir
  3. Não sou muito chegada à ficção científica. É o tipo de filme que não pago para ver.
    Denise

    ResponderExcluir
  4. dê e wally, eu adoro ficção científica.

    ursula, que bom que gosta, obrigada.

    ResponderExcluir

Cultura é vida!