terça-feira, 6 de julho de 2010

Close to Home

Assisti Close to Home (2005) de Vardit Bilu e Dalia Hager no Telecine Cult. Como detestei o nome no Brasil, Uma Juventude como Nenhuma Outra, preferi manter o nome em inglês, o original desse filme israelense é Karov la Bayit. Li que a diretora sempre via muito filme que falava da participação dos homens no exército e muito pouco das mulheres. Em Israel, as mulheres são obrigadas a participar do exército por dois ou três anos. Em Close to Home, a função dessas mulheres é parar as pessoas para ver a documentação e localizar árabes, irregularidades e prevenir ou coibir possíveis terroristas e atentados a bombas. São jovens de 18 anos, que, na maioria, detesta a obrigatoriedade desse serviço. Também é bastante questionável elas terem que definir quem pode ser um árabe apenas pelo seu aspecto.

O roteiro central que é das próprias diretoras é entre duas moças que são escolhidas pela supervisora pra trabalhar juntas. Uma jovem é cheia de personalidade e independente, a outra é uma dedo duro e insegura. No pano de fundo toda a instabilidade do país. Alguns do elenco são: Smadar Sayar, Naama Schendar, Katia Zimbris, Irit Suki e Lana Ettinger.



From Mata Hari e 007
Beijos,








Pedrita

8 comentários:

  1. Pedrit, tudo bem?

    Nao vi o filme. Ms j´sabia da obrigtoriedade de mulheres no exército em Israel.

    Bjao

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? Eu tinha um amigo (não vejo há anos) que estudou no Dante.. Ele tinha muito orgulho do colégio.. Deveria estar nessa comemoração. Bjs, Fabio www.fabiotv.zip.net

    ResponderExcluir
  3. Existe um projeto de lei para trazer a obrigatoriedade das mulheres no Exercício para o Brasil ...
    Acredita?

    ResponderExcluir
  4. Gostei bastante desse filme. Entre os meus filmes preferidos, vários são israelenses.

    ResponderExcluir
  5. georgia, eu não sabia.

    fabio, o concerto no dante foi para professores, pessoas q trabalham na instituição e personalidades. ex-alunos deviam ser poucos, só personalidades como as que se apresentaram.

    paula, o brasil viaja muito.

    ana maria, eu gosto de alguns filmes israelenses, mas não os acho tão sensacionais assim. são bons filmes.

    ResponderExcluir
  6. Eu anotei esse filme e programei para assistir e... esqueci!!! Tô boa de memória!
    Denise

    ResponderExcluir
  7. Eu já tinha lido algo sobre esse filme, mas ainda não assisti.

    ResponderExcluir

Cultura é vida!