segunda-feira, 5 de julho de 2010

Concerto em comemoração aos 100 anos do Colégio Dante Alighieri

Fui ao concerto fechado que marcou o início das comemorações dos 100 anos do Colégio Dante Alighieri na Sala São Paulo, Foi uma belíssima apresentação. Começou com o Hino Nacional Brasileiro seguido do hino do colégio regido pela Lígia Amadio a frente da Orquestra Sinfônica da USP -OSUSP.

Depois discursos breves e músicos, ex-alunos do colégio, que se apresentavam no concerto receberam homenagens: a maestrina Lígia Amadio, o pianista Caio Pagano e a jovem pianista Juliana D´Agostini, foi ela que iniciou o concerto em uma belíssima interpretação solo da Tarantella de Liszt. Depois a OSUSP subiu ao palco com o solista Caio Pagano e regência da Lígia Amadio para interpretarem a maravilhosa obra de Rachmaninoff, o Concerto nº 2 para piano e orquestra em dó menor, opus 18.

crédito da foto dos pianistas de Nikolai de Vera

Depois do intervalo a maestrina e a OSUSP voltaram ao palco com dois solistas, a soprano Rosana Lamosa e o tenor Rubens Medina que cantaram árias de ópera italianas, já que são italianos os fundadores do Colégio Dante Alighieri. Assim que o tenor Rubens Medina finalizou a ária  Nessun Dorma da ópera Turandot de Puccini o teatro veio abaixo, ele foi ovacionado emocionadamente, que interpretação. Os cantores interpretaram árias e duetos de óperas de Puccini, Verdi e Carlos Gomes. Foi um belíssimo concerto. Gostei muito de rever a Roseli do blog Sonhos e Melodias que nos conhecemos no encontro literário do blog O que elas estão lendo?.










From Mata Hari e 007
Beijos,









Pedrita

9 comentários:

  1. Efectivamente deve ter sido um bom sarau musical, gosto muito do Turandot, não conheço tenor Rubens Medina, mas pelo que disse deve ter feito uma boa interpretação dessa ária tão famosa, onde é difícil o equilíbrio entre o sentimentalismo e a exigência musical.

    ResponderExcluir
  2. Assisti todos os vídeos e adorei.
    Também gostei do novo layout, parabéns.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  3. Lindinha obrigada pela bela postagem sobre esse evento que, para nós do Dante, foi um grande acontecimento. Aliar boa música a um momento tão importante quanto os 100 anos da instituição foi lindo demais. Sai do evento feliz da vida por ouvir músicas tão maravilhosas, e pessoas tão queridas. Entre elas você. Gostei demais de te ver viu?Pena que depois nos perdemos de vista.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. geocrusoe, foi realmente um bonito concerto.

    paula, o mais azulado não dava pra ler uns links, resolvi mudar a cor.

    roseli, foi uma boa ideia mesmo comemorar 100 anos com um concerto e ainda serem ex-alunos q hj são renomados tocando. cheguei até a te procurar no final, mas com tanta gente, não te encontrei.

    la socière, o dante foi realmente chiquérrimo!

    ResponderExcluir
  5. Olá Pedrita!!

    Que emocionante, muito bom ir a eventos assim!!

    Ahh seu layout está lindo!!

    beijos

    ResponderExcluir
  6. fantastico
    em 2008 eu assisti turandot aqui no teatro amazonas, lida opera..
    Deve ter sido otimo..
    Bjao

    ResponderExcluir
  7. geocrusoe, foi um belíssimo concerto.

    paula e barbie, o layout azulada me impedia de ver alguns links, preferi mudar a cor.

    roseli, foi realmente uma ótima ideia unir música e comemoração. eu tentei te encontrar no final, mas tinha muita gente, não te localizei novamente.

    gammelo, que delícia ter visto turandot no ano passado. adoraria tb ter ido.

    ResponderExcluir
  8. Não estive presente no evento, mas adorei os vídeos. eu simplesmente amo óperas e estou naquela fase de ficar ouvindo Carmen. rs
    Bacio

    ResponderExcluir

Cultura é vida!