O livro é um dos mais cultuados e famosos do Faulkner. Todo entrecortado temos dificuldade de entender a trama, em que tempo está. O filme suprime vários momentos em outros tempos, resume em um só, em algumas frases fala um pouco do passado. E o filme é totalmente linear. Joanne Woodward faz a adolescente, mas a atriz está com 29 anos. Soa muito falso. Yul Brynner faz só um tutor austero, fica muito longe do violento Jason do filme. Ethel Waters interpreta a velha empregada negra da família decadente. Jack Warden, o parente que não fala. Suprimiram totalmente o trauma que o fez ficar calado. O homem que a moça se apaixona é interpretado por Stuart Whitman. E a mãe por Margaret Leighton. A trilha sonora é outro equívoco. Algumas canções de jazz angustiantes combinam, mas as obras adocicadas ficam forçadas.
Beijos,
Pedrita
Há livros que são dificílimos virar a filmes, pois tem muito de psicológico passado à escrita... como pôr em imagem o modo como o irmão mais novo perturbado mentalmente via o mundo? Claro pode-se colocar um narrador, mas não é a mesma coisa... como cruzar perspetivas dos mesmos acontecimentos como faz Faulkner ao longo de diferentes capítulos. Flashes back. Pior ainda se não for um realizador brilhante e tiver ideias de fazer um filme à Hollywood. O Livro é de facto uma obra-prima.
ResponderExcluircarlos, tem umas adaptações que adoro. alguns prefiro até os filmes que os livros. mas esse quis fazer um filme que não tinha nada a ver com o livro. melhor ter pedido um roteiro a outra pessoa.
ExcluirInfelizmente nem todas as adaptações para o cinema tem a qualidade dos livros. Aliás vi poucos filmes que foram tão fiéis quanto as obras.
ResponderExcluirBom final de semana!
Big Beijos
Lulu on the Sky
lulu, e nem sempre o livro fica a altura do filme. acho que depende muito da adaptação.
ExcluirNão conhecia. Fiquei bem mais curiosa pelo livro.
ResponderExcluirbruxa, eu adoro esse autor.
ExcluirDepois perguntam porque leitores tem o pé atrás com adaptações!!!! É horriveeeeeeellll quando fazem isso com o livro, quando transformam a história é outra coisa deixando ela quase irreconhecível... é um tipo de violência.
ResponderExcluirpandora, tem adaptação que fica melhor q o livro. esse adaptador que quis seguir os moldes melosos de hollywood da época, devia ter escolhido outro roteiro.
ExcluirPedrita,
ResponderExcluirEu sempre quis ler este livro, mas, por alguma razão, ainda não o fiz. Li outras obras do autor, mas não esta. Sempre gostei do Yul Brynner e acho a Joanne Woodward uma atriz interessante.
marly, não é o meu livro preferido do autor. gosto dos dois atores, mas estão sofríveis no filme.
Excluir