sexta-feira, 12 de outubro de 2007

A Mansão do Terror


Assisti A Mansão do Terror (1961) de Roger Corman no Telecine Cult, baseado em um conto de Edgar Allan Poe. Assisti com a minha mãe, nós sempre fomos fãs dos filmes de suspense com o Vincent Price e esse nunca tínhamos visto. De todos os que vi com ele até hoje, esse é o mais violento, menos romântico e bastante sádico. A maioria dos filmes que o ator contracenava sempre tinham o amor na trama, e apesar de maldades, eram sempre ligados a vingança por amor, nós lutávamos pelos vilões. Esse já é diferenciado.
Um homem chega na mansão. São engraçadas as cenas desses filmes desse período. Ainda mais os de baixo orçamento. Há algumas cenas externas que eles usam recursos para mostrar as mesmas de noite, de dia e depois tudo se passa em cenários bem precários. Esse homem foi em busca de informações sobre a morte da sua irmã. Ele leva um susto em saber que ela morreu faz três meses e demoraram tudo isso para avisá-lo. O viúvo, interpretado por Vincent Price, está inconsolável e não quer falar no assunto. A irmã que ajuda o homem a conseguir algumas pouquíssimas informações.
As atrizes são lindas e interpretadas por Barbara Steel e Luana Anders. O homem que chega na mansão é interpretado por John Kerr. Há ainda um médico interpretado por Antony Carbone. Os outros têm menor participação. Elenco pequeno também para diminuir custos, tanto que esses filmes eram feitos em quantidade. Há vários em datas próximas com temas semelhantes. Minha mãe comentou que inclusive usavam sempre os mesmos cenários com poucas alterações.


Beijos,

Pedrita

4 comentários:

  1. A mansão do terror? Preciso revê-lo. Vincent Price? Como esquecê-lo. Beijos.

    ResponderExcluir
  2. O "noitão" do HSBC Belas Artes (sessão de cinema com 3 filmes temáticos passando na madrugada) promoveu como assunto o pavor. Não sei quais foram os filmes, mas este parece encaixar muito bem no assunto.
    Valeu pela dica! Bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  3. Cara Pedrita, esse filme é um dos meus preferidos(só perde pro "Solar Maldito"). Gostei da sua resenha, mas no "A Mansão do Terror" também há amor, um amor macabro, adúltero... E não podemos esquecer que Nicolas(Price) amava Elizabeth(Barbara Steele). O final é memorável!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Pedrita; Vicent Price é um ator o qual admiro desde criança, mas se fosse falar sobre ele com o devido mérito levaria dias; gostaria de mencionar o fato do mesmo ter feito um curta metragem para o diretor Tim Burton ( um diretor que admiro desde adulto ). Trata-se de uma animação em preto e branco filmada pela Disney com cerca de 6 minutos de duração, à qual estou muito querendo ver. Quanto a Roger Corman o mesmo tem um tremendo impacto sobre o cinema e a cultura popular ( vide um comentário de Bo Andersen publicado na(EMA)Entertainment Merchants Association da qual o mesmo é presidente. Agora quanto a Edgar Allan Poe me é praticamente impossível resumi-lo, porém vale a tentativa de uma ínfima síntese. Em seus contos, Poe se concentrava no terror psicológico, vindo do interior de seus personagens ao contrário dos demais autores que se concentravam no terror externo, no terror visual se valendo apenas de aspectos ambientais. Gostei muito do post; Vicent, Corman e Poe, uma bela tríade, sem me esquecer de Tim Burton.

    ResponderExcluir

Cultura é vida!