Assisti em DVD Tess (1979) de Roman Polanski. No Natal minha mãe escolheu uns filmes que se identificava menos ou tinha um idioma que ela não conhece e me presenteou. Esse foi um deles. Ela sabia o quanto eu queria ver esse filme. É uma obra prima. Há vários Extras que foram feitos muito recentemente. É uma super produção que demorou 8 meses para ser realizado. Polanski mostrou no mapa todas as locações que fizeram na Grã Bretanha para ambientar adequadamente o filme a época que o livro foi escrito. Tess é baseada na obra de Thomas Hardy (1849-1928). Relata a história de Tess, filha de uma família pobre. Um estudioso da cidade descobre que a família da Tess é descendente de uma família rica e nobre, começa então a horrível saga dessa moça. Quero muito ler o livro agora.
É o primeiro filme de Nastasia Kinski. Polanski havia se encantado com essa moça e colocou-a no filme. Ela fez 18 anos durante a filmagem. Tess, linda e pura, com muitos irmãos pobres e um pai alcóolatra, vai ver com a família que parece descender se conseguem alguma ajuda financeira, um cavalo ou um emprego. Só que a família que parece ter restado na verdade comprou o título. O homem rico dessa família cai de amores por Tess e começa a abusar da moça. Está excelente o ator que interpreta esse homem rico e mimado, Leigh Lawson.
Depois ela conhece o fraco interpretado por Peter Firth. Tess é belíssimo, com uma fotografia maravilhosa. Direção incrível. Belíssimos figurinos. Lindo demais! Um filme que retrata muito a condição da mulher bela e pobre que é abusada por patrões e devolvida a sua casa assim que engravida. E do quanto a sociedade condena essas mulheres, enquanto aos homens nada acontece. A culpa é sempre das mulheres. A trilha sonora é de Philippe Sarde.Música do post: L'OURS-Generique-(Philippe Sarde)
| From Mata Hari e 007 |
Beijos,
![]() |
| From Mata Hari e 007 |
Pedrita

Olá Pedrita
ResponderExcluirVimos o filme na época e ficámos profundamente esmagados por esta adaptação de Thomas Hardy que Polanski realizou, por outro lado fixámos para sempre o rosto de Mrs. Kinski que já conhecíamos do filme de wim Wenders "Movimento em Falso".
Beijinhos
Paula e Rui Lima
Vi o filme no início da década de 1980. Recentemente, ele passou no Cult. É muito bonito. Gosto muito de Polanski.
ResponderExcluirDenise
Pedrita, esse filme foi muito bom.
ResponderExcluirVc focou bem o figurino.
Estive com enxaqueca e nem apareci por aqui, aliás hoje tb nao fico porque nao estou de todo boa.
E vc?
Bjus
Pedrita, tenho a impressãoq ue vi este filme há muito tempo, na época em que alugava filmes em VHS ainda. E acho que gostei! Beijos
ResponderExcluirpaula e rui - não vi esse filme do wenders
ResponderExcluirdê, vou te emprestar o dvd pra vc ver os extras, vc vai gostar.
georgia, melhoras