sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Capote

Assisti Capote (2005) de Bennett Miller no Telecine Cult. Mais um filme que tentei ver no cinema e não consegui. Eu li há muitos anos A Sangue Frio de Truman Capote e tinha ficado fascinada pela descrição da mente de um criminoso. Com o filme compreendi o porquê. Truman Capote ficou quatro anos em conversas na prisão com o assassino, em estado obssessivo.
Em 1959, Capote lê uma matéria sobre o assassinato de quatro pessoas de uma mesma família no Kansas. Ele segue para a cidade e fica lá até os assassinos serem presos. Eram assassinos "comuns". Souberam de uma quantia de dinheiro e partiram para a fazenda. Capote então se aproxima de um dos presos e passa a visitá-los na prisão até o cumprimento da pena de morte.

Capote paga advogados para defendê-los, principalmente para demorar a pena de morte para conseguir que um dos presos contasse como matou a família e desse dados de sua mente para o livro. Mas ele também se afeiçoa ao preso. A obsessão do Capote é tão intensa que ele abandona toda a sua vida para viver nesse universo. Agora compreendi como conseguiu ir tão fundo em sua análise, de uma forma um pouco intensa demais, doentia. Todos os livros posteriores A Sangue Frio ficaram inacabados e ele morreu de alcoolismo na década de 80. O filme Capote só relata os fatos no final. Todo o filme se passa realmente no período de construção de A Sangue Frio. Achei interessante que apesar dos presos serem condenados a morte pelo tipo de crime que cometeram, o filme não debate o assunto. Só se pensa no assunto pelo percurso do filme, não há discussões sobre o tema.

Philip Seymour Hoffman está simplesmente maravilhoso, mereceu todos os elogios e prêmios que recebeu sobre sua maravilhosa interpretação. Chris Cooper também intepretou maravilhosamente o "doce" preso. Capote ganhou inúmeros prêmios como o Oscar de Melhor Ator para Philip Seymour Hoffman, Globo de Ouro de Melhor Ator - Drama (Philip Seymour Hoffman), BAFTA de Melhor Ator (Philip Seymour Hoffman, 2 prêmios no Independent Spirit Awards, Melhor Ator (Philip Seymour Hoffman) e Melhor Roteiro.



Beijos,

Pedrita

4 comentários:

  1. Quero muito ver esse filme, também não deu pra assistir quando estava nos cinemas. Agora que estreou no Telecine vou me programar pra não perder a oportunidade.

    Camila
    mesmachuva.blogger

    ResponderExcluir
  2. Pedrita, parece bem interessante. Ainda não vi! Adorei a música! Deu um clima bem legal para a leitura do post! ;)

    ResponderExcluir
  3. Amei, clolossal! Eu acho cinebiografias tão interessantes. Acho o máximo que consigam nos prender a atenção mesmo que saibamos o final da história.

    ResponderExcluir
  4. marion, essa música foi interpretada pela billy holliday na época que o capote escreveu o livro.

    andrea, também gosto muito de histórias verídicas. só não gosto quando adeptam pra ter mais emoção.

    ResponderExcluir

Cultura é vida!