quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Quase Dois Irmãos

Assisti Quase Dois Irmãos (2005) de Lúcia Murat no Cinemax. Quis muito ver esse filme nos cinemas, mas não consegui. É excelente! Fala da trajetória de dois grandes amigos que começa na infância e segue até os dias de hoje. Mostra a complexidade dos seres humanos, das questões políticas e financeiras no Brasil. De pobreza, ditadura, projetos políticos e vidas divergentes.


O pai do negro era um grande sambista do morro. O pai do outro vivia nos bares tocando samba e a família vivia em dificuldade. O branco se torna um líder revolucionário e por um acaso os dois vão parar na prisão juntos. A edição de Mair Tavares é toda entrecortada. Caco Ciocler narra que há duas vidas, a que vivemos e a que sonhamos, portanto não sabemos o quanto a infância é romanceada na lembrança dele.
Nos dias de hoje o branco se torna um rico deputado e o negro um líder do tráfico na favela, que comanda em Bangu pelo celular. E seus filhos acabam se envolvendo na favela. É uma trama bastante complexa.

Na cadeia, após alguns anos, como presos políticos, começam a chegar os bandidos, desinformados, pela decadência do ensino no Brasil, com outro discurso. Os grupos se dividem e entre os bandidos a liderança é pela força, por espancamentos e morte. Matar para dominar. Mas o discurso dos presos políticos também começa a mudar. Para garantir a sobrevivência, eles se dividem de forma elitista, os presos comuns dos políticos. E há fortes debates sobre essas determinações.

Caco Ciocler está maravilhoso como o branco e Flávio Bauraqui arrasa como o negro. Nos dias de hoje eles são interpretados por Werner Shünemann e Antônio Pompeo. O elenco é extenso por passar em vários anos: Marieta Severo, Fernando Alves Pinto, Maria Flor, Renato de Souza, Babu Santana, Luís Melodia, Cristina Aché, Fernando Eiras, entre muitos outros.
Quase Dois Irmãos ganhou Melhor Edição Melhor Trilha Sonora no Festival de Havana, Melhor filme do público e Prêmio especial do Júri no Festival de Marseille, Melhor filme do Público no Festival Brasileiro de Paris, Melhor roteiroLucia Murat e Paulo Lins pela Associação Paulista dos críticos de Arte e Melhor Diretor, Lúcia Murat e Melhor Ator, Flávio Bauraqui, no Festival do Rio.

Beijos, Pedrita

6 comentários:

  1. Entre os filmes nacionais recentes, esse é um dos meus preferidos. Ótimo filme, elenco excelente! Não sabia que estava passando no Cinemax, o meu pacote da Net vai só até os Telecines.

    Camila
    mesmachuva.blogger

    ResponderExcluir
  2. Oba, adoro Luís Melodia! Essa música é uma delicia.

    A trama parece ser boa, até por quebrar alguns clichês, mas sem forçar a barra.

    Quero ver!!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Ainda não vi, mas gosto muito dos atores! Beijos

    ResponderExcluir
  4. Ainda não vi :( Puxa, a lista está enorme... bjos.

    ResponderExcluir
  5. camila, eu também só tinha os telecines e canal brasil, recentemente que incorporei todos os outros.

    maga, também adoro essa música, mas essa não está no filme, só o luís melodia e vários sambas.

    ResponderExcluir
  6. Eu não gostei muito, achei os personagens meio estereotipados.

    ResponderExcluir

Cultura é vida!