segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

A Casa da Paixão

Terminei de ler A Casa da Paixão (1977) de Nélida Piñon. Estava em débito com essa escritora, nunca tinha lido nada dela. Imperdoável, já que ela ganhou inúmeros prêmios, como Prêmio Rosalía de Castro e Príncipe de Astúrias – Letras, na Espanha, e é membro da Academia Brasileira de Letras. Pena que escolhi um tema que não tenho afinidade, vou tentar achar outra obra sua para conhecer melhor. Comprei esse livro recentemente em um sebo por R$ 12,00, daquela coleção de banca vinho Mestres da Literatura Brasileira pela Editora Record, mas é possível achar em livrarias dessa capa ao lado. Só acho caro, R$ 32,00, já que não é um livro extenso e colocaram um texto falando da obra da autora para aumentar o tamanho e justificar o preço. Não gosto nem um pouco desses artifícios. Poderiam surprimir esse texto alheio e baratear o custo da obra, seria bem mais viável.


Obra O Farol de Anita Malfati


Nossa protagonista é uma bela jovem, desejada incestuosamente pelo pai que resolve escolher um homem para ser o primeiro. Já que ele só se permite desejá-la, ele quer que seja ele que decida quem vai desvendá-la. Ela é uma jovem intensa. Gostei demais da estrutura da narrativa, do texto rebuscado e pouco claro, só com sensações, cheiros e emoções. Mas não tive identidade com o tema, ainda mais que no final é tudo muito violento, mesmo tendo o significado da paixão. Me incomodou demais a excessiva violência do final.

Obra A Negra de Tarsila do Amaral.

Seguem alguns trechos de A Casa da Paixão de Nélida Piñon:


“Da terra, Marta escolhia qualquer recanto.”

“Amava o sol, sob sua luz imitava lagarto, passividade que os da própria casa jamais compreenderam, parecendo-lhes proibido que se amasse tanto o que ninguém jamais amara tão devotada.”

Música do post: Valsinha - Chico Buarque


Beijos,
Pedrita

8 comentários:

  1. Deve ser um livro intenso. Beijos! A música é bonita! :)

    ResponderExcluir
  2. Oi Pê! Na verdade não foi só o seu blog que ficou sem ser visitado por mim. As coisas têm andado muito tumultuadas por aqui e não vislumbro, ainda, a bonança desta tempestade atual... Mas hoje estou visitando os amigos da net e ia mesmo passar por aqui, viu? Senti muiiiiitttaa saudade sua. Existem momentos difíceis que só superamos com a ajuda dos amigos e essa presença virtual da net, esses amigos que fiz por aqui (inclusive você hehehehe) têm me dado uma força tamanha, que nem dá para imaginar... VaLeU! Hoje mais do que só pela dica de leitura...
    aqueta-2.zip.net

    ResponderExcluir
  3. Como queria ter tempo pra ler tanta coisa :) Essa autora eu não conheço, mas por 12 reais num sebo eu compraria com certeza =)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Mas e assim que a gente vai conhecendo outros horizontes...lendo, ouvindo, ou vendo coisas que nao sao parecidos conosco!
    Obrigado pela visita!

    ResponderExcluir
  5. Ainda não li. Não achei o tema ruim, pode dar boas histórias.

    Adorei as imagens das obras da Anita Malfati e Tarsila do Amaral.

    ResponderExcluir
  6. marion, eu adoro essa música do chico buarque e tem muito a ver com o livro.

    dê, eu te empresto.

    obrigada aqueta

    renata, eu estava em falta com a autora.

    concordo liz, mas é mais confortável ler aquilo que tem mais identidade conosco.

    camila, também gosto dessas pinturas.

    ResponderExcluir
  7. Oi Ped´s! Nunca li nada da Nélida Piñon... também não sei se gostaria do tema. (Adoro Valsinha, do Chico!).
    Esses textos que vem no começo, as vezes são textos consagrados sobre o livro. Em alguns casos podem ser cruciais para a compreensão da obra. Contudo nunca devem ser lidos antes, sob pena de estragarem o prazer da leitura contando detalhes importantes. Também não acho justo colocar um texto desses para aumentar o preço da obra.

    beijos

    ResponderExcluir

Cultura é vida!