terça-feira, 14 de dezembro de 2021

Minha História por Michelle Obama

Terminei de ler Minha História (2018) por Michelle Obama da Objetiva. Comprei esse livro na Feira de Livros da Unesp. Queria muito ler!
 

Michelle conta a sua história desde a infância. Ela viveu com a família em um andar de cima da casa da tia avó em Chicago. Os pais sempre incentivaram os filhos a estudar. A tia avó era pianista e lecionava, os dois irmãos estudaram piano. O irmão de Michelle é muito extrovertido, tinha sempre muitos amigos, jogava basquete. Michelle sempre foi mais introspectiva. Ela escolheu ser advogada, e fez faculdade em Princeton e em Harvard. Após a faculdade foi trabalhar em um escritório de advocacia em Chicago e precisou contratar um estagiário que era o Obama. Pela trajetória intelectual de Michelle, confesso que estranhei ela assumir o sobrenome do marido, mesmo ele vindo a ser o presidente dos Estados Unidos. Os dois gostavam muito de ler, ir a eventos culturais. Quero agora ler a biografia do Obama.
Os dois são muito diferentes em temperamento. Obama é muito ativo, tem inúmeras atividades, Michelle sempre gostou da vida mais organizada. Obama logo já escrevia um livro, viajava muito e passou a se candidatar e ser político. Após o escritório de advocacia, Michelle sentia necessidade de um trabalho menos burocrático, mas não tinha ideia do que queria e foi fazendo entrevistas, até ser contratada em uma prefeitura para atuar em projetos sociais ligados a capacitação de jovens de bairros com menor oportunidade em Chicago. Depois foi diretora de um departamento semelhante na Universidade de Chicago. Quando Obama foi eleito senador e viver em Washington, Michelle quis continuar seu trabalho em Chicago. Ela sempre se diferenciou das esposas de políticos. Só mudou efetivamente pra Washington quando Obama foi eleito presidente e foram viver na Casa Branca.
Obama e Michelle na posse com suas duas filhas Mayla e Sasha - Foto de Chuck Kennedy

Michelle queria um trabalho como Primeira Dama com suas características. Quando ela e Obama trabalhavam muito em Chicago uma de suas filhas tinha tido alterações no peso por alimentação irregular, muito delivery, e ela contratou um especialista em alimentação saudável.  Eu já achei estranho quando ela relata que na infância as amigas iam bastante na casa dela e a mãe servia pra elas no chão sanduíches de almoço. Vários estudos já mostram que a alimentação do brasileiro baseada em arroz e feijão é muito saudável, infelizmente o arroz a R$ 25,00 tornou-se inviável pra muitas famílias que vem recorrendo a salgadinhos em pacotes enormes a R$ 3,00, que não precisam de gás pra ser cozido, que está caríssimo, em macarrão instantâneo e refrigerantes por ser barato. Esses alimentos tem subsídios e redução de impostos, diferente do arroz com feijão. Com a fome no Brasil aumentou a obesidade por esses alimentos baratos e não-saudáveis e consequentemente a subnutrição. As crianças  pobres estão gordas e desnutridas. Michelle percebeu a importância de ampliar o que aprendeu para o país quando foi Primeira-Dama. Primeiro plantou uma horta na Casa Branca com crianças de escolas públicas depois todos fazendo as refeições por lá. Ela sempre achou importante levar estudantes pra Casa Branca. Também fez reuniões com produtores de alimentos para que reduzissem custos de hortifrutis e buscando uma conscientização da indústria para reduzir a quantidade de sódio e carboidratos nos produtos industrializados. Michelle mostrou a importância de reduzir o custo de alimentação saudável. Diferente do que tem sido feito no Brasil, deixando alimentos fundamentais como arroz e feijão caríssimos e sem incentivo para o plantio. O Brasil foi o país com maior ganho de peso na pandemia que muito deve-se a fome. 

Foto de Doug Mills do New York Times

Boa parte do trabalho da Michelle é incentivar jovens e crianças a acreditar em seu potencial e estudar. Ela está sempre com projetos sociais para crianças e adolescentes. E buscar incentivos e projetos que ajudem os jovens a ter acesso aos estudos e ao ensino superior. 
Sei que uma comparação com Michelle é quase um sacrilégio, quem sou eu, se eu dissesse isso pra Michelle ela diria: você é especial. Sim, Michelle sempre estimulou jovens a acreditar em seus potenciais. Ela é uma otimista, acho que nisso somos diferentes, eu acho fundamental estimular o estudo, a que acreditem em suas potênciais, mas sou pessimista, talvez porque viva no Brasil, onde é muito difícil ter acesso as oportunidades e emprego.

Foto de arquivo pessoal.

Michelle conta a difícil transição de poder para o retrocesso. Devem estar satisfeitos com a vitória de Biden, grande amigo de Obama, parceiro político por tantos anos. Curiosa pra acompanhar a trajetória profissional das filhas de Michelle. 



Beijos,
Pedrita

13 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? Obama envelheceu rapidamente quando estava na Presidência. Bjs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Não li o livro, aliás não costumo ler biografias de pessoas contemporâneas... embora goste de personagens históricas ficcionadas como a que estou a acabar de ler

    ResponderExcluir
  4. Li o livro da Michelle e gostei, é muito interessante.
    Gostei do seu blogue, que não conhecia.
    Voltarei, por certo.
    Continuação de boa semana, Pedrita.
    E um Feliz Natal.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  5. Essa sua resenha está espetacular ❤
    Gostei bastante do livro, entendo perfeitamente e concordo plenamente com suas colocações
    Penso exatamente como VC
    Tbm não sou otimista com a política social do Brasil
    Penso que a tal meritocracia não tem muitos fundamentos já que pra ser considerada do ponto de vista das pesquisas deveria necessariamente "partir dos mesmos lugares com as mesmas condições" o que no atual momento soa quase surreal 😢

    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, obrigada, sim, tb gostei muito. uma pessoa incrível, mas humana e imperfeita. a meritocracia acredita que todos são iguais e tem as mesmas oportunidades, o que não é fato. exatamente.

      Excluir
  6. Só para entender, por que ela não deveria usar o sobrenome do marido?
    Bj,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. liliane, pq ela é inteira com o sobrenome dela. p q obama não deveria usar o sobrenome da michelle?

      Excluir

Cultura é vida!